Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

marianagugudada

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

marianagugudada

21
Abr18

Humidade – parte 3

jl

humidade3.jpgBoas.

Depois de uma primeira explicação em como remover bolor com produtos químicos, desta vez venho falar sobre como fazer isso através do uso de produtos naturais e aqueles que não são “nem carne nem peixe”.

O bicarbonato de sódio é um produto químico, claro, mas é utilizado há imenso tempo na cozinha com aplicações que vão desde a pastelaria, para fazer os bolos crescer, até a fixação das cores dos vegetais. No entanto o bicarbonato de sódio embora muita gente não saiba também é um excelente aliado na luta contra o bolor. É como o Super-Homem na luta contra o crime, mas em versão

Detergente!

Para manchas pequenas junte três partes de bicarbonato e uma parte de água, e aplique-a sobre as manchas de bolor com uma esponja, assegurando-se de que cobre sua totalidade mais uma pequena margem. Deixe actuar pelo menos uma hora e lave muito bem. Para manchas maiores dilua uma chávena de bicarbonato num litro de água quente, e use a solução como detergente, ensopando a superfície. Deixar actuar duas horas, limpar e seque bem. Se o bolor não sair na totalidade pelo menos fica com melhor aspecto.

Outro produto com bastante eficácia na limpeza do bolor é o vinagre. O princípio activo na luta contra o fungo é o ácido acético e é bastante eficaz, o seu único contra é mesmo o cheiro! Mas se vai utilizar este produto assim que vir uma mancha de bolor ensope-a de vinagre de vinho branco, ou especial de limpeza, para não manchar ainda mais. Pode usar vinagre em todas as divisões da sua casa, mas o cheiro que vai ficar, dura durante dias. Este método para acabar com o bolor é excelente, bastante eficaz, muito barato, e é uma opção ecológica, inócua para o ambiente. Mas se for sensível como eu ao cheiro deste produto então diga à sua sogra para trocar de casa durante uma semanita! Mas tenha cuidado, não é com ela mas sim com o ácido do vinagre, o qual causa manchas em pedras como o mármore e o calcário! O sumo de limão tem um efeito semelhante ao vinagre, com o benefício de cheirar muito melhor, por isso em quartos e salas, em manchas pequenas, o limão é uma alternativa perfeitamente aceitável para ele. Se a sogrita estiver a fazer limpezas, aproveite para colocar uma rodela de limão numa 7up e aproveite para se bronzear.

E depois. Pintar?

Muitas vezes a única solução para as paredes manchadas é uma boa pintura. No entanto isto não pode ser feito de ânimo leve, pois a pintura de nada servirá se o problema do bolor não tiver sido muito bem tratado antes.

Numa área húmida a tinta de parede normal e a simples pintura não são suficientes. Primeiro é preciso acabar com a origem da humidade, depois é fundamental limpar todos os vestígios de bolor, a seguir deve-se dar um primário antifúngico, e apenas no fim destes passos se deve aplicar a tinta final! Se está com dúvidas sobre o tratamento a dar às suas paredes com bolor, não hesite na contratação de um profissional ou então leia bem os procedimentos a tomar. Isso não é um gasto de tempo. Para além de tudo poderá traduzir-se numa poupança em muitas dezenas de euros. Mais barato, só se cravar o seu sogro para fazer isto!

A solução final

Para acabar é importante deixar um aviso: - não vai conseguir acabar com o bolor nas suas paredes apenas com limpeza e tinta. É fundamental tratar das causas que provocam a condensação da humidade em sua casa, causando por isso o aparecimento do bolor. Embora se deixar andar as situações, as mesmas só irão piorar e se tiver crianças em casa mais problemática será a situação! Por isso já sabe, diga à sogra que tem que ir trabalhar para ver se ela põe mãos à obra.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D