Inside ou Outside?
Boas. Hoje estava a ver as notícias sobre a Economia e vi uma que me pareceu bastante «engraçada». Até porque vou falar de uma empresa que tem como lema Inside, mas que coloca em prática o Outside. Cá vai:
Intel aumenta lucros em 3% e despede 11% dos trabalhadores
A empresa de microprocessadores Intel anunciou hoje que vai despedir 12 mil trabalhadores em todo no mundo, total equivalente a 11% do seu efectivo, que ascendia a 107.300 no final de 2015.
O anúncio dos despedimentos foi feito depois de a Intel anunciar lucros de 2,05 mil milhões de dólares no primeiro trimestre, mais 3,0% do que os lucros homólogos (1,99 mil milhões).
A empresa com sede em Santa Clara, no Estado da Califórnia, Estados Unidos da América, adiantou hoje que pretende reforçar a sua liderança na designada Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), uma área em crescimento relacionada com a tendência de ligar aparelhos de uso diário, como o frigorífico ou o ar condicionado, à Internet.
"A Intel anunciou hoje uma restruturação para acelerar a sua evolução de uma empresa que produz computadores pessoais para uma que impulsiona a nuvem e milhares de milhões de objectos inteligentes conectados à Internet", como consta de um comunicado da empresa.
A Intel assegurou que as suas principais áreas de crescimento são agora a IoT e os centros de armazenamento de dados.
Estas duas áreas geraram receitas de 2,2 mil milhões de dólares (1,9 mil milhões de euros) em 2015, das quais representaram cerca de 40%, e a maioria dos resultados operacionais.
"Os nossos resultados no último ano demonstram uma estratégia que funciona e uma base de crescimento sólida", disse o conselheiro delegado da Intel, Brian Krzanich, no comunicado.
O que achei «engraçado» foi a empresa anunciar que iria mandar para a rua cerca de 12 mil pessoas (sim, pessoas) depois de anunciar lucros de 2,05 mil milhões de dólares no primeiro trimestre (!!), ou eu estarei a ficar muito burro ou então cada vez percebo menos deste Mundo.
E depois há o facto da comunicação social quase nem dar relevo a esta situação. Claro que sei que uma empresa que gasta centenas de milhões de dólares em publicidade consegue «controlar» o que dizem dela mas isto chega a um ponto quase irracional.