Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

marianagugudada

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

marianagugudada

29
Mai18

Internet em casa - 1

jl

MUNDO.jpgOlá.

Hoje venho aqui falar da Internet que temos em casa. Quando fazemos um contrato, geralmente a operadora diz que vamos ficar muito melhor servido, quer em qualidade de serviço, quer na velocidade. Mas será mesmo assim?

É que geralmente chateia mesmo quando o serviço que tem não corresponde às nossas expetativas. Seja nos momentos de lazer ou de trabalho, falhas frequentes podem ser desesperantes.

Para contornar isto, devemos medir a velocidade da internet, sendo que existem aspetos deve ter em conta e que direitos nos assistem enquanto consumidores.

Desde logo, é importante salientar que a velocidade da internet que temos na nossa habitação nunca é constante. Existem sempre oscilações que decorrem da existência de variáveis que afetam o seu desempenho real, nomeadamente: o facto de poder estar a usar um computador já um tanto ou quanto ultrapassado, a possibilidade de o mesmo estar infetado com malware, quão sobrecarregado se encontra o servidor, entre outros factores.

Naturalmente também vai haver diferenças entre estar ligado directamente por cabo ou estar a usar o Wi-Fi, uma vez que, no segundo caso, a distância relativamente ao router é um factor que influencia negativamente a velocidade da Net.

Existe também a possibilidade de, nalguns momentos específicos – nomeadamente congestionamentos de rede -, as operadoras recorrerem a medidas de gestão de tráfego que contribuirão para restringir a velocidade da internet. O objetivo destas acções é impedir que seja esgotada a capacidade de rede (o que é bom para o utilizador, mas, porém, note que no seu contrato isto também deverá estar mencionado).

Como saber devidamente qual o serviço de internet que contratou?

Desde logo, e segundo o que diz a entidade reguladora que é a ANACOM, quando realiza um contrato com a operadora de telecomunicações para obter internet fixa existem informações que devem constar do mesmo.

Em primeiro lugar, deve conter esclarecimentos sobre a velocidade mínima, que indica que a internet que terá em casa nunca poderá ser inferior a esse valor. Obviamente, se ocorrer uma falha completa do serviço em casa, esta regra não se aplica. Lógico!

Em segundo lugar, devem ainda estar discriminadas a velocidade normalmente disponível (ou seja, aquela que pode esperar regularmente quando acede à internet) e a velocidade máxima, que indica que a internet nunca excederá determinado valor. Esteja descansado que isso provavelmente nunca irá acontecer!

E, por fim, deverá ainda ter acesso à chamada velocidade anunciada, que diz respeito ao valor que a operadora comunica comercialmente em campanhas de marketing e de publicidade. Vá arranjando uma cadeira, já que esperar de pé é cansativo.

Chamamos a atenção ainda para a designação “tráfego ilimitado”, que pode ser enganadora. Na verdade, só possui isto se a oferta da sua operadora não tiver quaisquer limitações durante toda a duração do contrato. Caso, porventura, aconteçam restrições, estas devem ser completamente excepcionais e muito limitadas no tempo. Conforme acontece isto na Net, nos telemóveis é muito frequente?

Caso verifique que o serviço que possui, não tem o desempenho que é suposto (e que se encontra descrito no contrato), havendo uma discrepância significativa, então deverá contactar a ANACOM para que esta possa averiguar esta diferença através do seu sistema de controlo certificado e, por sua vez, dar seguimento a medidas corretivas em decorrência do incumprimento contratual.

Para não ser muito aborrecido amanhã vou colocar outro post onde vou explicar como medir a velocidade de Internet em sua casa. Até lá então.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D