Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

marianagugudada

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

marianagugudada

30
Mai18

Internet em casa - 2

jl

net speed.jpgOlá de novo.

Como prometi ontem cá estou eu de novo. Agora parecia uma assombração a falar. Mas falando mais a sério cá vai então o assunto que ontem deixei pendente e que falava sobre medir a Net em casa. Como o fazer:

Para medir a velocidade da internet é necessário que realize o chamado speed test.

Por norma, a velocidade da net pode ir de 1.0 Mbit/s até 400.0 Mbit/s.

Proceder ao speed test é uma forma de provar que a sua internet é (ou não) a que consta realmente do seu contrato e, por conseguinte, mostrar à operadora e negociar alterações, se necessário. O que desde já refiro que não é muit fácil, mas senão o tentar não o consegue de certeza.

Para fazer este teste, tenha em atenção que precisa de ter instalado programa o Java. É necessário ainda usar um cabo de rede Ethernet para conectar o seu modem ou o router Wi-Fi ao PC – não se deve realizar o teste através de wireless.

Para quem possui um tarifário superior a 100 Megas, o cabo de rede a utilizar deve ser igual ou superior à categoria 5E. Já a placa de rede a usar deve ter portas 10/100/1000Mbps (Gigabit).

Depois de verificar que possui tudo isto, o passo seguinte é desligar todos os equipamentos que possam estar a consumir internet. Somente o computador que fará o speed test deve estar ligado. Já no próprio PC desligue todas as aplicações activas.

NET.mede

Este é o medidor de velocidade da ANACOM. O NET.mede permite não só testar a velocidade como também perceber se eventualmente existem situações de condicionamento de tráfego (designadas por traffic shaping).

Fast by Netflix

A Netflix também lançou um site com capacidade para testar a velocidade da internet, por forma a evitar que os amantes das séries e filmes percam qualidade na sua experiência de utilizador com imagens granuladas ou loadings que parece que demoram séculos.

Um serviço de streaming poderá sempre ser afetado pela performance do serviço de internet, daí que a realização deste teste se torne ainda mais crucial para quem pretende usar de séries e dos filmes.

O benefício deste site é que é praticamente instantâneo – o teste corre a partir do momento em que é aberto – e assenta na celeridade do download. Portanto, fica logo a perceber se a sua internet é adequada para ter um serviço de streaming com qualidade – talvez até esteja na altura de mudar para uma opção melhor.

Speedtest.net

Este é dos sítios mais conhecidos no mercado para testar a velocidade de banda larga. Neste site é possível visualizar, numa questão de segundos, a agilidade dos downloads e uploads conforme o servidor que for selecionado).

Para concluir, deixamos ainda alguns conselhos que podem fazer com que a sua internet fique um pouco mais rápida. Experimente colocar o router no centro da casa para que haja o mínimo de interferências possível e, de preferência, num sítio alto e longe de espelhos para que não haja obstáculos. Modificar a senha também pode ajudar, pois impede que o dispositivo seja pirateado, o que por vezes pode acontecer. Ter o mínimo de dispositivos conectados é igualmente benéfico. E se a sua casa é grande, poderá ser necessário comprar um extensor de sinal sem fios, sendo que às vezes compensa mais em gastar uma dezena de euros, do que tentar poupar ao máximo e não se ter resultados.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D