Já??
Olá.
E como num passe de magia, cá estamos no último mês deste ano. Embora o tempo passe da mesma maneira, à medida que vamos ficando mais velhos, o tempo parece que passa a voar. Este ano, este dia (e logicamente o dia 8) não calha grande coisa para quem trabalha os dias uteis, já que é um feriado que basicamente não sabe a nada. Mas falando nisto lembrei-me dos feriados que nos vão chegar no próximo ano. E de maneira que se consiga antecipar as nossas folgas e planear as coisas deixo aqui os feriados do próximo ano. Serão 13 no total, sendo que 9 calham em dias de semana e 6 são colados ao fim de semana.
Os feriados de 2019 contam ainda com mais três dias durante o ultimo mês do ano. Logo a 1 de dezembro, domingo, celebra-se a Restauração da Independência. Depois, a 8, também domingo, é Dia da Imaculada Conceição, considerada ainda por muitos como a data correta para celebrar o Dia da Mãe.
O Natal é o último dos feriados de 2019. Este que é, muito provavelmente, o feriado mais importante do ano, tem lugar a uma quarta-feira e abre a época festiva que culmina com a passagem para 2020.
FERIADOS 2019
JANEIRO
1: terça-feira – Dia de Ano Novo. Esta lista começa logo por este, sendo que após os festejos de despedidas de 2018 e boas vindas ao novo ano, aquele que será o melhor de todos. Pelo menos assim se espera. É a uma terça, mas dá para sorrir que é menos um dia para se aturar o pessoal lá do emprego!!
ABRIL
19: Sexta-Feira Santa .Um dia de descanso abençoado e que sabe tão bem!!
21: domingo – Páscoa. Apesar de toda a gente pensar que é feriado, na verdade este não é um feriado oficial, mas sim um evento religioso em que, originalmente, se celebra a Ressurreição de Jesus Cristo, considerada a mais importante festa celebrada entre os cristãos. E claro que mais gente seria crente se Jesus tivesse ressuscitado a uma segunda-feira.
25: quinta-feira – 25 de Abril – Dia da Liberdade. E sendo este um dia tão marcante na vida dos Tugas, a melhor coisa é ficar na sexta em casa e se lhe perguntarem no emprego porque não foi trabalhar no dia a seguir, olhe diga que ficou a tratar da chaimite!
MAIO
1: quarta-feira – Dia do Trabalhador. Embora não seja carne nem peixe, menos um dia útil a trabalhar dá sempre saúde.
JUNHO
10: segunda-feira – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Neste dia até se podia festejar o dia das Comunidades Marcianas. Sendo a uma segunda qualquer desculpa serve.
20: quinta-feira – Corpo de Deus. Dia abençoado. E se der para utilizar a construção civil, então já sabe, mais uma ponte!!
24:segunda-feira– São João. Se é da zona do Porto, então festeje muito o santo padroeiro da Invicta.
AGOSTO
15: quinta-feira – Assunção de Nossa Senhora. Já em plena época alta, um dos mais afamados feriados, o 15 de agosto que é, na verdade, um dia santo, celebrado pela igreja católica, o dia da Assunção de Nossa Senhora. Claro que se perguntar isto à maioria dos jovens só sabem dizer que é feriado, mas esta data, marca o início para uns e o fim para outros, das tão desejadas férias. E mesmo que não seja um dos felizardos deste facto, ao menos é um dia para descansar a cabeça.
OUTUBRO
5: sábado – Implantação da República. Se poucas pessoas já passam cartão à data em si, então calhando ao Sábado piora a situação.
NOVEMBRO
1: sexta-feira – Dia de Todos os Santos. Sendo esta uma data em que se celebra os Homens (por isso é que se chama Dia de todos os Santos), então isto ser a uma sexta-feira é o chocolate em cima do gelado de morango. Saboroso!!
DEZEMBRO
1: domingo – Restauração da Independência. Para o ano será uma restauração muito melhor, porque este ano não é grande peça.
8: domingo – Dia da Imaculada Conceição. Mais um dia tramado, mas que para muita gente ainda continua a ser o dia dedicado às mães. Só por isso um dia especial.
25: quarta-feira – Natal. A chamada data esponja. Se não gastou o subsidio de Natal até a esta altura, então o bolo-rei; o bacalhau e os frutos secos e doces vão secar a sua carteira. E da parte religiosa quase que ninguém já fala.
Embora tudo isto nos pareça longínquo, a verdade que até há pouco tempo só se falava das férias do Verão e afinal de contas já estamos a entrar na altura do consumismo levado ao limite.