Light mas perigoso
Boas.
Que esteja tudo bem por aí. Hoje venho falar aqui de apertar o cinto. E não falo da carteira, mas sim daquilo que se mete na boca (salvo seja). E vou falar mais concretamente sobre o que se bebe. Hoje em dia tento controlar um pouco no que se refere ao açúcar que consumo e mediante isto passeia beber mais coisas light. Isto até hoje!! E digo isto porque li um artigo que me fez ver que a água é mesmo uma bebida maravilhosa.
O artigo referia que beber cola zero ou outros refrigerantes de dieta (mais conhecidos por light) diariamente , aumenta o risco de morte prematura, devido a AVC e a ataque cardíaco.
Um estudo americano refere que consumir dois ou mais destes refrigerantes diariamente aumenta o risco de AVC em cerca de 25% e de incidência de doenças coronárias em 33%, apurou um novo estudo.
E comparativamente a pessoas que raramente ou jamais bebem estas bebidas, o risco de morte prematura é 15% superior para os primeiros.
A médica e professora Yasmin Mossavar-Rahmani, líder do estudo e docente no Albert Einstein College of Medicine, no Bronx, em Nova Iorque, diz que a pesquisa e outros estudos revelam que as bebidas com adoçantes artificiais são perigosas para a saúde e que o seu consumo está associado a um risco bastante significativo de AVC e de ataque cardíaco. Até porque isto é mais complicado para quem está a seguir um regime de restrição calórica e vê nestas bebidas uma alternativa viável.
Os novos dados que foram apurados foram baseados sobretudo nos efeitos dos refrigerantes diet em mulheres e concluem ainda que alguns grupos populacionais apresentam um risco maior. Até porque se conclui que mulheres obesas que consumam uma ou duas destas bebidas por dia têm mais do que o dobro do risco de sofrer um AVC.
A pesquisa, publicada no periódico científico Stroke, incluiu dados de quase 82000 mulheres pós-menopáusicas (de idades compreendidas entre os 50 e os 79 anos no começo do estudo) e que foram monitorizadas durante uma média de 12 anos.
Já no ano passado, cientistas israelitas e de Singapura haviam avisado que seis adoçantes artificiais presentes em refrigerantes eram tóxicos para as bactérias que proliferam no intestino – o que por sua vez pode ter uma associação para o aparecimento de várias doenças, desde obesidade, diabetes a cancro digestivo ou Alzheimer.
Agora depois de ler isto cabe a cada um de nós fazer a escolha mais acertada.