Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

marianagugudada

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

marianagugudada

08
Ago18

Limpar os bichinhos maus

jl

virus.jpgBoas.

Hoje venho aqui trazer um artigo que fala de limpeza.

Não falo sobre eu andar feito escravo com aspirador e esfregona, falo sim sobre limpar o nosso telemóvel. Quem tem um computador geralmente fica sempre preocupado com os vírus e toca a colocar algo para combater isto, mas geralmente o nosso telefone é daquelas coisas que geralmente fica esquecido mas tal como os computadores, os telelés podem ficar infectadinhos. E se isso acontecer, como fazer limpeza desses vírus maus? Já dizia o Iran Costa: é o bicho; é o bicho!

Pois bem, os vírus são softwares maliciosos – conhecidos como malwares – e estão em constante crescimento, acompanhando a evolução da tecnologia. A maneira mais simples de remover o vírus do telemóvel é fazer um reset ao sistema, fazendo com que as configurações de fábrica sejam repostas no telemóvel, mas isto poderá ser um bocadito radical porque todos os vídeos; fotos; músicas e por aí fora irão dizer adeus e irão desaparecer.

 Então, seria melhor usar outro método para fazer a limpeza de vírus do telemóvel. E para proceder à limpeza de vírus é preciso primeiro ter a certeza que se trata mesmo de um vírus. O seu telemóvel pode ter sido infetado através de algum ficheiro transferido de uma fonte desconhecida, através de alguma publicidade que tenha aberto ou até mesmo através da instalação de uma aplicação com uma origem suspeita. De certeza que não foi a ver aquele site de ginástica feminina!

O Android é dos softwares mais afetados por estes malwares, que podem manifestar-se de diversos modos: redirecionamento para páginas estranhas, telemóvel lento; aplicações que não abrem e até o consumo excessivo de bateria. Se bem que por aquilo que vejo o Facebook e os jogos é que são a origem da maioria dos problemas.

Como resolver então isto. Vamos lá:

PASSO 1: instale um antivírus no telemóvel

Se não tem um antivírus instalado no telemóvel, instale-o já. Este é o primeiro passo. Existem diversos antivírus capazes de fazer a limpeza de vírus. E existem vários (como o AVG; AVAST…) gratuitos .

Depois de instalado, utilize o antivírus para fazer uma análise completa ao seu telemóvel para encontrar o vírus. Se correr bem, este será encontrado e só terá de escolher eliminá-lo. Se não resultar, passe para o próximo passo. E não falo do balde do lixo.

PASSO 2: inicie o telemóvel em modo de segurança

Caso o antivírus não funcione e o vírus continue no telemóvel, terá de tentar outra forma de fazer a limpeza. Tente iniciar o telemóvel em modo de segurança, pois assim as aplicações com origem terceira não irão correr, possivelmente parando a ação do vírus. Para entrar em modo de segurança, proceda da seguinte forma:

  • Pressione o botão “Ligar” na lateral do seu telemóvel até aparecer a opção “Desligar” no ecrã;
  • Agora pressione a opção “Desligar” e irá ver a opção “Reiniciar em Modo Seguro”. Selecione-a;
  • O telemóvel deverá reiniciar em modo de segurança. Deve ver uma marca de água a dizer “Modo de Segurança”.

PASSO 3: desinstalar a aplicação maliciosa

Uma vez no modo de segurança, poderá eliminar a aplicação maliciosa do seu telemóvel. Siga os seguintes passos para o fazer.

  • Vá ao menu “Configurações” > “Segurança” > “Administradores de Dispositivo”;
  • Localize essa aplicação maliciosa e selecione-a;
  • Clique em “Desativar”;
  • Vá ao menu “Configurações” > “Apps” > “Downloads” e desinstale a aplicação tal como acima descrito.

O primeiro passo é necessário porque algumas aplicações maliciosas identificam-se como administradores, então, só assim se consegue removê-las. Se não souber qual é a aplicação maliciosa, remova todas aquelas que lhe pareçam estranhas ou desconhecidas. Não vai a bem, vai a mal.

Agora já sabe como fazer a limpeza de vírus do seu telemóvel. Depois deste processo, o melhor é fazer um backup dos seus dados e restabelecer as configurações de fábrica. Assim assegura que todos os seus dados estão guardados caso volte a acontecer e coloca as configurações que foram desenhadas para o melhor desempenho de seu dispositivo.

Não custa nada ter os documentos mais importantes ou as fotos numa cloud ou então numa pen.

Mais vale agir num modo preventivo, do que depois ficar sem nada.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D