Miauuuuu
Olá.
Hoje ao ver as notícias vi uma peça que me chamou particularmente a atenção, sendo que a mesma referia que em Portugal os gatos vão ser obrigados a ter um chip identificativo até 2021.
Até agora apenas os cães eram obrigados a usar estes dispositivos, mas agora, depois de um decreto-lei do Ministério da Agricultura, os gatos também terão de um chip, o qual terá um código de 15 dígitos e que permitirá saber várias informações sobre o dono e o próprio animal.
Este microchip, que será do tamanho de um grão de arroz, fará a identificação electrónica e consistirá numa pequena cápsula electrónica que é introduzida sob a pele do animal por via de uma injecção na zona posterior do pescoço.
Com base no projecto do decreto-lei, os donos que não coloquem um chip nos seus animais dentro dos prazos definidos estarão sujeitos a uma multa, em que o valor mínimo das não deverá chegar aos 50 euros, mas em casos mais graves o valor poderá chegar aos 3740 euros para as pessoas singulares ou 44890 para pessoas colectivas.
Segundo o que se apurou, os gatos que tenham nascido até este sábado serão obrigados a ter um chip de identificação até 2021. Após este sábado, todos os gatos que nasçam terão de ter, num prazo máximo de três meses (após o nascimento) o chip de identificação.
Estando nós em Portugal, a primeira coisa que deve assaltar as autoridades é que isto é mais uma maneira de ganhar dinheiro. Depois será mais um caso em que supostamente se preocupam com os cidadãos.