Moderação na condução
Boas.
Agora que os postos de abastecimento tornam a ter combustíveis normalmente, os condutores tornam a esquecer-se do racionamento e toca a conduzir com o pé pesado e aqueles cuidados que as pessoas estavam a ter desapareceram num ápice.
Mas como o preço da gasolina parece que não quer parar de subir há que ter cuidados optando por se poupar combustível. E se o meio Ambiente é daquelas coisas que muitos de nós pensamos, o que nos salta à ideia é mesmo uma questão de números. Assim venho aqui deixar alguns truques que podemos optar para poupar um pouco:
- Não acelere nem trave bruscamente durante a condução. Se o fizer numa auto-estrada, estará gastar mais 33% de combustível Na cidade, a percentagem sobe para os 38%. Para além dos gastos, já se perguntou o que isso adianta?
- Não conduza em velocidades elevadas, pois estas aumentam a resistência ao vento e a fricção mecânica que, por sua vez, originam maior consumo de combustível. Se conduzir a uma velocidade elevada verá que conforme a velocidade sobe, o indicador de gasolina desce bruscamente.
- Evite as cargas no tejadilho e os reboques pois, quanto mais pesado o automóvel estiver, mais consome. Para além do peso, conta bastante a resistência ao ar.
- Evite conduzir em terrenos montanhosos e em estradas de terra batida pois, nesses casos, o consumo também é maior. Mas se o tiver que o fazer, faça-o com moderação.
- Minimize o uso do ar condicionado, pois poupará entre 5% a 25% no combustível. Até porque muitas vezes a circulação de ar funciona perfeitamente.
- Deixe o automóvel em casa quando as distâncias forem pequenas. Caso faça questão de o levar, dirija-se primeiro ao local mais longe do ponto de partida, pois assim o carro tem tempo para atingir a temperatura ideal e para além disso o encontrar estacionamento não é fácil. Se estiver frio, gasta mais.
- Mantenha o motor do seu carro sempre afinado. Para além do consumo, a durabilidade do mesmo aumentará e muito.