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marianagugudada

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

marianagugudada

17
Abr18

Nana Naninha

jl

nanar.jpgBoas.

Óooooooooo!! Hummmmmm!

Hoje li um artigo que parece que foi escrito propositadamente para mim. O mesmo falava sobre as horas de sono, ou da falta delas. O mesmo dizia o seguinte:

Acha que anda a dormir o suficiente? Eu respondo já. NÃO!! Aqui ficam oito sinais que refletem isso mesmo!

Dormir é uma necessidade básica do ser humano, mas talvez não esteja a fazê-lo durante o número de horas suficiente. Conheça os sinais que o seu corpo lhe dá e que não deve de maneira nenhuma ignorar.

 Teresa Paiva diz que nós, portugueses, não temos hábitos de sono nada correctos. Neurologista e especialista em medicina do sono ela diz que levantamo-nos muito cedo, trabalhamos demais e deitamo-nos excessivamente tarde, refere. E eu concordo em absoluto!

Segundo a médica, o facto de andarmos pouco tempo ao ar livre, de não apanharmos muito sol nos períodos da manhã - que, de acordo com Teresa Paiva, é essencial - e de fazermos actividades físicas ao final do dia complica todo este cenário, que por si só já é negro. "Acontecem duas coisas quando as pessoas fazem exercício muito tarde: apanham muita luz exterior, que vai atrasar o sono, e aumentam a temperatura corporal, que tem precisamente o mesmo efeito", explica.

Pois, mas o meu patrão é capaz de não achar grande piada a que eu pratique actividade física de manhã.

E o pior é que, mesmo sem se aperceber, há outros riscos associados à falta de dormir: maior propensão para ter tensão alta, diabetes, excesso de peso e obesidade. Além disso, a tendência para a depressão é maior e há mais probabilidades de ter cancro e doenças auto-imunes. Também a insónia é um distúrbio que pode ser associado aos maus hábitos de sono, já que o sistema de sono é agredido. "Primeiro não se dorme porque não se quer, depois é porque já não se é capaz", explica. Eu ainda estou na fase que sou capaz!!

De acordo com Teresa Paiva, "o sono controla o metabolismo, a reparação de tecidos e o crescimento, bem como a nossa alimentação e o sistema imunitário", por isso, é importante ter um sono de qualidade e dormir o tempo necessário, porque pode evitar constipações daquelas chatas ou até más digestões.

Assim, para que consiga ter hábitos de sono mais saudáveis, a médica deixa ainda alguns conselhos, que diz serem "os doze mandamentos do sono" a seguir:

1- Respeite os seus ritmos biológicos, tendo horários relativamente regulares; mas a minha filha deve ter daqueles relógios chineses porque acordar o pessoal as três da manhã não está cá com nada

2- Considere o sono como uma coisa preciosa, fonte de energia e saúde; precioso é e por ser tão precioso até nem o uso muito

3- Não durma nem demais nem de menos (oito horas é o ideal); pelo menos acerto em 50% da equação. Dormir muito não é comigo.

4- Estabeleça limites nas atividades quotidianas; mas eu tenho limites, nada de ultrapassa-los quando estou a dormir

5- Apanhe luz do sol de manhã e evite ambientes muito luminosos depois das 20 horas; eu por acaso tento mas o Sol às 6 da manhã ainda está muito escuro

6- Não trabalhe em demasia; palavra do Senhor!!

7- Alimente-se bem, coma produtos frescos e faça refeições regulares; e são regulares. Não tenho horas para comer, mas são regulares!!

8- Faça exercício físico (mas não muito tarde) e passeie ao ar livre; ainda ontem à noite fiz um exercício para me levantar do sofá que nem imaginam!

9- Seja activo em termos intelectuais: leia livros, por exemplo; ou faça uma coisa que hoje em dia é raro; pense!

10- Não tome medicação em excesso; se vir que está a tomar coisas a mais, já sabe nas próximas pastilhas feche os olhos.

11- Relativize os problemas, fuja à catastrofização; mas a catástrofe vier aqui arranje um bom carro. Assim foge mais depressa

12- Aproveite a vida e tudo o que ela lhe traz de positivo. Você acha que este país está cheio de ladrões e trafulhas? Não está muito, há meia dúzia deles que estão presos!!

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