Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

marianagugudada

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

marianagugudada

22
Nov18

Nanar como um passarinho

jl

nanar.jpgOlá.

Agora que já começa a cheirar o Natal começo a ficar um pouco preocupado, pois o Pai Natal já começa a tratar das prendas e começa a arranjar voluntários e um deles veio aqui a casa. Isto é daquelas explicações que arranjo para não ver o João Pestana. E como de vez em quando tenho passado por isto andei a pesquisar um pouco para ver se lia alguma coisa que fosse uma ajuda e eis que descobri no Sapo uma peça que falava precisamente sobre isto e a qual falava sobre 10 dicas para se ter uma noite sossegadinha.

Como se sabe o sono é um estado fisiológico, o qual é indispensável. Sendo que dormir bem só tem vantagens para a sua saúde física e mental (aí já não melhora muito. Hi Hi!!)e por consequência para a nossa qualidade de vida.

Todos sabemos que ao dormir melhor, a nossa energia aumenta, o nosso corpo fica mais saudável, sendo que com isso ficamos com uma maior concentração e memória e também um maior controlo do seu apetite, por exemplo. A não ser que seja sonâmbulo e vá atacar o frigorifico!! Mas, com o avançar da idade, os distúrbios de sono tornam-se mais frequentes, podendo caracterizar-se por uma diminuição da qualidade do sono ou por interrupções frequentes do mesmo. Isso pode acontecer devido a inúmeros eventos stressantes que ocorrem ao longo da nossa vida.

Problemas que surjam quer seja no trabalho, no nosso seio familiar ou relativos a questões monetárias dão por vezes cabo de nós e da nossa saúde quer física quer mental. Por isso de seguida deixo ficar aqui algumas dicas para que se consiga ter uma noite mais sossegada. Até porque ter a cabeça fresca ajuda a resolver as situações que possamos encontrar. Cá vai então:

  1. Criara um ritual de sono só nosso

Antes de ir para a cama, crie um ritual só seu para que a nossa mente e o nosso corpo percebam que está na hora de desligar do dia-a-dia e ir dormir. Por exemplo, vá à casa de banho, lave os dentes e faça o seu xixi. Depois disso, vá para a cama, leia um pouco apague as luzes. Eu sei que muitos de nós não dispensam a televisão, mas isso só prejudica.

  1. Criar Rotinas

Vá para a cama, todos os dias, à mesma hora e, se possível, levanta-se também todos os dias à mesma hora e isso é também aos sábados e domingos. Eu por exemplo se dormir mais duas horas ao fim-de-semana fico com dores de cabeça que duram horas.

  1. Usar a cama (quase) só para dormir

A nossa mente deve associar o quarto e, principalmente, a cama ao acto de dormir e descansar. E por isso não se deve ir para a cama comer, ver televisão, trabalhar ou jogar no computador. Vá para cama apenas para dormir e ter atividades relaxantes como ler antes de dormir. Claro que nesta parte do relaxante existem outras coisas que relaxam, mas essas têm bolinha vermelha.

  1. Ter o quarto e a cama confortáveis

Quanto mais nos sentimos confortáveis (e seguros) no nosso quarto, mais o sono será tranquilizante. Além disso, quanto mais confortáveis forem o colchão, as almofadas e a roupa da cama, melhor será o nosso sono.

  1. Ter atenção ao cafézinho

O deixar de beber café e/ou chás estimulantes a partir das 18h00. Ainda assim, tente reduzir o número de cafés, durante o dia. Eu sou daquelas pessoas que o café não afecta, mas existem muitas pessoas que um café ao fim da tarde significa estar a contar carneirinhos.

  1. Ter atenção ao que se janta

A esta refeição é necessário ter atenção ao que come. Isto porque se comer até encher a barriga, vai fazer com que nos sintamos muito cheios e isso poderá ser mais uma dificuldade para dormir bem. Além disso, evite beber muitos líquidos a partir das 8 da noite para não ter de se levantar durante a noite, para ir à casa de banho. E isto com a idade é mais complicado, porque a verdade seja dita é daquelas coisas que para já a mim não me afecta.

  1. Nada de sestas

A sua noite foi quase como o «Inferno» e não pregou olho. Então depois de almoço, está deitado no seu sofá a ver televisão, sente-se cansado e acaba por adormecer. Não deixe que isso aconteça. Levante-se e vá fazer outra actividade até porque esse tempinho em que adormece, durante a tarde, é prejudicial ao seu sono noturno. Isto é o que eu digo a mim próprio, mas uma sesta numa tarde de chuva até dá anos de vida!!

  1. Sempre a mexer

A actividade física regular está associada a uma noite de sono muito melhor. Como uma pessoa se sente mais cansada, o mais lógico será ter a tendência a dormir melhor. Mas atenção: se fizer essa actividade física ao fim do dia (perto da hora de ir para a cama), pode ter um sentido, sendo mais difícil adormecer. Mas isto não se aplica muito à minha pessoa porque em casa sou muitas vezes um escravo e mesmo assim dormir não é muito fácil!

  1. Quando for dormir, esqueça as coisas más

Todos nós temos problemas na nossa vida; uns mais graves outros menos, mas todos a colocar os neurónios a trabalhar. E quando está na hora da caminha, parece que é o momento em que se faz um click na cabeça, para não o deixarem dormir. Organize as coisas, na sua cabeça e tenha tempos próprios para pensar nelas. Por exemplo, se está a pensar naquela sua vizinha 90;70;90, tire isso da ideia até porque pode sonhar alto com isso e arrisca a que a mulher vá à gaveta das facas!!

  1. Faça atividades relaxantes

Os problemas existem e os dias maus também, mas não deixe que essas coisas interfiram. Assim ao ler este título o mais certo é desse lado pensarem em outras coisas, mas ao que me referia é ir tomar um café a um local sossegado, ou ir ver um espectáculo que tanto queria. E se escolher e pesquisar bem vai encontrar inúmeras coisas gratuitas. Depois chegando a casa faça ou deixe que lhe façam uma massagem relaxante. A seguir; olhe deixe-se levar!!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub