Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

marianagugudada

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

marianagugudada

21
Mai18

No poupar é que está o ganho

jl

dinheiro.jpgBoas.

Ultimamente ando aqui muito dedicado à economia, especialmente no que diz respeito a poupar. E o ser poupado  não significa ser agarrado, mas sim ser organizado. Mas cá vão algumas dicas para poupar dinheiro:

O primeiro passo para poupar é ser organizado na gestão do seu dinheiro

Despesas domésticas

É possível que ainda não se tenha dado conta de como pode poupar muito dinheiro, simplesmente olhando para os gastos que já tem e revendo o que é possível melhorar.

Comece por fazer uma lista de todas as suas despesas familiares e, onde perceber que gasta mais do que devia, defina objectivos concretos e aproveite para saber como pode gastar menos. Por exemplo, a fatura da electricidade é frequentemente uma despesa em que conseguimos reduzir custos, bastando para isso estar mais atento no dia-a-dia. Pode acontecer o mesmo com a água, despesas de supermercado e pacotes de serviços que muitas vezes se paga por serviços que nem sequer são utilizados.

Coma em casa

Há quem não perceba como o dinheiro desaparece da conta tão depressa. Se é esse o seu caso, pense bem se por exemplo tem comido muitas vezes fora de casa. Fazer refeições fora de casa fica exponencialmente mais caro do que cozinhar. Por isso, se quer poupar, passe a fazer mais refeições em casa. Em alternativa, ir comer à sogra também é bom!

Se vai sair à noite, apareça só depois do jantar. Se tem condições no trabalho, leve almoço e lanches de casa. Se quer passear com a sua Maria, saia só depois do almoço e leve uns snacks para fazer um piquenique. Não só poupa como ainda faz um programa romântico! Mas se realmente optar por lanchar fora guarde as facturas e depois veja quanto gastou naquele lanchezinho fora de casa!

Largue os vícios

Todos precisamos de coisas pequenas que nos dão algum prazer, mas alguns hábitos podem ser moderados ou mesmo abandonados. E, em alguns casos, pode estar a fazer também um favor à sua saúde.

Algumas das coisas que pode moderar ou largar e que farão bem à sua carteira e, em alguns casos, à saúde, são o tabaco, o álcool e café em excesso, doces e muitas outras coisas que são verdadeiras tentações para muitos de nós.

Se o seu vício é o jogo, certamente que irá poupar muito dinheiro, se conseguir controlar. Uma forma de se sentir motivado por largar um vício é fazendo um mealheiro, porque será fácil de realizar quanto dinheiro poupa num determinado período de tempo. Se tem filhos, opte por lhe fazer um mealheiro.

Se fuma um maço de tabaco por dia gasta mais ou menos 4,5€ por dia. Já viu que ao fim de um ano isso dá à volta de 1600 euros!? Muito dinheiro!!

Economize os subsídios

É certo que quando recebemos os subsídios de férias e Natal são alturas em que temos gastos extra. Mas, se pensar bem, isso não acontece também noutras alturas do ano? Quando tem de pagar o IRS, quando é preciso comprar os livros escolares dos filhos, quando tem despesas com a saúde. Tente meter de parte pelo menos um dos subsídios. Finja que não o recebeu e, sem grande esforço, acaba por poupar dinheiro. O nosso mal é contarmos com o ovo no cú da galinha. Fazemos contas a pensar em dinheiro que ainda não chegou.

Educação

Para quem tem filhos, o regresso às aulas é uma altura muito dispendiosa. Os livros escolares são o que mais pesa no orçamento, por isso procure alternativas. Há sítios onde pode comprar ou até receber gratuitamente livros escolares. Se tiver um filho de uma colega que os livros sirvam para os seus qual o problema? Será que o seu filho todos os anos precisa de novo material?

Carro

Hoje em dia existir mais que um carro no agregado familiar é quase normal mas como se sabe é uma despesa brutal ao fim do ano. Desde os selos da viatura, às inspecções, revisões e gasolinas é sempre a sair dinheiro do bolso. Mas será que necessita sempre do carro? Não existem dias em que só uma viatura sirva para o casal? Se vai para o meio da cidade não é mais prático e barato ir de Metro ou Autocarro? Para ir buscar pão a 500 metros tem que ir de carro? Quando vai trocar pneus faz uma pesquisa para saber qual o local que oferece melhor relação qualidade/preço? Se anda na autoestrada não lhe fica mais barato alugar ou comprar a Via Verde do que estar dez minutos em filas no para arranca para pagar?

Esperando desde já que estas dicas sirvam para ficarem alertas para que possam poupar alguns trocos!

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D