Novo portal para os cidadãos
Boas.
Hoje ao ver as notícias vi uma que me chamou a atenção e a mesma falava sobre o novo portal ePortugal, o qual tem todos os serviços da Administração Pública e uma visão geral da posição de nós enquanto cidadãos face às Finanças e Saúde, bem como consultar serviços ou pedir documentos.
Este site tem um novo design, uma nova identidade, mais serviços disponíveis e um assistente inteligente para ajudar os cidadãos a encontrarem o que precisam.
Também neste local o utilizador pode ver todas as mensagens que a Administração Pública trocou entre serviços sobre a sua situação.
Para já o cidadão e as empresas já podem ter acesso a informação das Finanças e do Serviço Nacional de Saúde, mas até final de Junho serão ainda integradas as plataformas da Justiça e da Segurança Social, sendo que os outros irão também ser introduzidos gradualmente. Tudo é feito através de um registo com o Cartão de Cidadão, Chave Móvel Digital, certificado digital qualificado ou de outros métodos, como username e password, o eIDAS ou mesmo das redes sociais.
Sempre que usar um método de autenticação forte poderá entrar depois diretamente nos serviços da Administração Pública, numa lógica de single sign on, para entrar no portal das Finanças, da Saúde ou de outros serviços que venham a ser integrados.
Através deste portal estão disponíveis cerca de 1.200 serviços para os cidadãos e 1.300 serviços para as empresas, conjugando informação que estava dispersa no Portal do Cidadão, Mapa do Cidadão, Portal das Empresas, e conjugando a agenda do cidadão, a bolsa de documentos e o directório de aplicações móveis.
O pedido de senhas online para aceder aos serviços públicos vai ficar também disponível no ePortugal, permitindo aos utilizadores marcar previamente no telefone ou computador o atendimento nas 54 lojas do cidadão existentes, e dispensando agora o uso da aplicação Mapa do Cidadão, que era autónoma.
Renovar o Cartão de Cidadão, pedir uma certidão ou a Carta de Condução são alguns dos serviços que pode agendar, recebendo depois a indicação do tempo de espera e do número de senhas que falta atender.
Há ainda uma nova página dos Tribunais que beneficia das mudanças do projeto Tribunal + do Ministério da Justiça e permite saber como está o atendimento nas secretarias e qual o estado das diligências em 28 tribunais de todo o país, em tempo real. Até final do primeiro semestre a solução será alargada a 50 tribunais, abrangendo todas as comarcas e tribunais de média e grande dimensão.
Se realmente a burocracia for diminuída é bom, agora espero é que quem manda não se esqueça (ao contrário do que aconteceu com o IRS) que muitas pessoas não têm acesso à Internet.
Mas é como São Tomé. Ver para crer!