Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

marianagugudada

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

marianagugudada

28
Ago18

O dia de um escravo

jl

relogio-do-tempo-003pb.jpgOlá.

Que por aí estejam bem. Estando eu de férias (mas só do trabalho, porque em casa sou um escravo) dá sempre para escrever mais um bocadito e é o que acontece hoje.

Hoje vi um artigo que falava sobre um livro sobre o Timing Perfeito para se realizar, ou não, as coisas (tendo como autor o Daniel Pink, que ainda deve ser primo da pantera cor-de-rosa) em determinadas áreas.

Acha que fazer determinada tarefa pode parecer uma tarefa quase impossível? Não se preocupe que não é caso único, mas sabe-se agora, que a ciência dá uma ajuda nesse campo, já que a biologia é responsável por muito daquilo que temos ou não tendência para fazer.

Até poderia escrever aqui muito blá blá, mas vamos ao que é mais importante e deixo aqui uma fita do tempo. Agora até parecia um especialista daqueles que vão à televisão e percebem muito na teoria, mas na prática percebem tanto quanto eu.

6:00 - Por exemplo, segundo os especialistas, deve acordar-se cedo, idealmente às 6h da manhã. A esta hora, os níveis de cortisol, a hormona ligada ao stress, estão elevados e atingem o seu máximo 30 minutos depois de acordar. Quem escreveu este paragrafo deve ter sido o meu chefe. Isto faz-me lembrar aquele ditado que diz que trabalhar dá saúde. Se assim fosse, os hospitais estavam vazios.

7:00 – A essa hora, os níveis de cortisol continuam elevados e, no caso das mulheres, o nível da testosterona atinge o seu pico entre esta hora e as 8:00. De acordo com a investigação da Universidade de Bristol, este é um bom momento para lidar com problemas. É importante, nesta altura, comer alimentos com proteína como nozes e sementes e não apenas hidratos de carbono de absorção rápida, como o pão branco, porque vão baixar os níveis de glicémia no sangue de forma abrupta e influenciar negativamente o humor. Pois mas como não sou o Tico nem o Teco, gosto mais de uma torradinha com uma meia de leite.

8:00 - Já a esta hora, os especialistas dizem que o humor tende a afundar, sendo esta a hora com mais picos de tristeza e cansaço. Fazer exercício a esta hora pode ser uma boa solução, principalmente ao ar livre, já que a luz solar ajuda a reduzir a produção de melatonina, a hormona relacionada com o sono. Pois, mas como normalmente já estou a trabalhar há quase duas horas isto do exercício e andar ao ar livre soa a tanga.

9:00 – neste período os níveis de serotonina aumentam, por isso, de acordo com investigadores, as pessoas ficam mais bem-dispostas e com uma atitude mais positiva. Pode optar por beber o primeiro café nesta altura, porque o efeito da cafeína vai sentir-se mais do que no momento em que acorda. Aí está uma boa altura para pedir aumento. Mas é melhor não senão o nosso chefe manda-nos aquela banda com um sorriso na cara!

10:00 - Às 10, a tendência para a boa disposição continua e sente-se menos irritado. Até porque o sono que se sente, tira todas as sensações!

11:00 - Entre as 11 e as 12, o cérebro está mais ativo, por isso estas são horas muito produtivas em relação ao trabalho. Se se sentir stressado, pode realizar exercícios de respiração rápida, de forma a controlar a produção de cortisol. Fazer inspirações e expirações longas e profundas pelo nariz pode ser uma boa ajuda. Se não respirar melhor, ao menos dá para limpar o macaquito!!

12:00 - As 12h são, segundo os especialistas, as horas em que as pessoas estão mais propensas a reagir positivamente às situações e quando se se sentem mais felizes no trabalho (há pessoas felizes no trabalho? Mistério!). Este é um bom momento para fazer ligações profissionais ou ter reuniões importantes que impliquem a discussão de algum problema. Se as reuniões forem do tipo onde se vai almoçar e se o tacho vai ser uma vitela assada, então é um bom problema!

13:00 - Com a chegada desta hora, o humor começa a diminuir. Ouvindo um grande especialista (eu!!) acho que é por saber que ainda se tem uma tarde de trabalho pela frente!

14:00 - O momento menos produtivo do dia acontece, geralmente, às 14h, porque as pessoas sentem-se mais cansadas e o corpo entra naturalmente numa fase de descanso. O ideal é tomar um café e, depois, relaxar durante 20 minutos antes de iniciar o trabalho, já que a cafeína demora mais ou menos esse tempo a fazer efeito e, assim, vai sentir-se com mais energia depois do pequeno descanso. A mim o café tira-me o sono todo. Ou não!

15:00 - À medida que a tarde vai passando, as pessoas tornam-se menos cada vez menos produtivas e, de acordo com um estudo de investigadores da Universidade Cornell, nos EUA, há uma tendência para o mau humor entre as 15h30 e as 17h. Fazer uma pausa de 20 minutos no trabalho antes de fazer alguma atividade importante pode ajudá-lo a melhorar o seu desempenho. E a Universidade cá de casa até refere que de tarde se deve fazer uma naninha!!

16:00 - Mas apesar de o cérebro não estar tão ativo, as 16h são ideais para momentos em que se precisa de alguma criatividade. Por exemplo se estivar a nanar uma sesta, eu sou criativo para me virar para outro lado.

17:00 - Às cinco horitas, segundo os especialistas, o humor começa a melhorar e as pessoas ficam mais predispostas à diversão. Se uma pessoa estiver a ver a hora da saída a chegar, até se ri.

18:00 - Às 18, a temperatura corporal sobe e atinge o seu máximo, o que é positivo para o humor. Um jantar rico em hidratos de carbono de absorção lenta vai aumentar os níveis de açúcar no sangue e, consequentemente, produzir mais insulina, que vai reduzir a produção de cortisol e fazer com que se sinta menos stressado. Será que uma francesinha especial com ovo e batata frita tem muito hidrato?

19:00 - O cortisol continua a reduzir até à noite e entra-se numa fase relativamente calma. Por volta das 19h, é importante fazer com que o cérebro não sinta que pode descansar, porque há probabilidade de acordar às 4h da manhã: pode optar por criar uma lista de tarefas para o dia seguinte. Será que foi a minha Maria que escreveu este parágrafo?

20:00 - -As pessoas voltam a sentir-se calorosas e mais felizes às 20h, e esta sensação permanece até às 21h. Estas horas são ideais para manifestações de carinho, que vão aumentar a oxitocina no sangue, conhecida por hormona do amor, e fazer com que se sinta mais tranquilo e contente. Porque é que a oxitocina da minha Maria lhe diz para eu ajudar a arrumar a cozinha?

21:00 - E é mesmo às 21h que a boa disposição atinge o seu pico no período da noite. Além disso, o organismo começa a produzir mais melatonina e, por isso, ficamos mais relaxados. Pelo menos é assim que me sinto no sofá a não ser que me chamem como é o normal, mas eu sou um desgraçado. Um escravo!

22:00 – A esta hora, a quantidade desta hormona no organismo já é considerável e o corpo começa a preparar-se para descansar. Desligar o telemóvel e o computador é um hábito que deve adquirir, uma vez que estes aparelhos fazem com que as pessoas fiquem despertas durante mais tempo. Esta é a hora ideal para fazer sexo, porque os orgasmos estimulam a produção de oxitocina, que favorece o bom humor e a sensação de bem-estar e relaxamento, essenciais para conseguir ter um sono de qualidade. Ó pá, as dez da noite não estou para ninguém. Maria, ó Maria anda cá ver a oxitocina!!

23:00 - Depois disso, o ideal é dormir. Os especialistas dizem que quem consegue dormir antes das 23h acorda com melhor humor. Se o João Pestana não vier, então a melhor coisa é continuar a procurar a oxitocina.

24:00 - À meia-noite, o humor já não é tão positivo, de acordo com o estudo dos investigadores de Bristol. A análise dos tweets mostrou que esta é hora em que as pessoas expressam mais raiva, mas também usam uma linguagem mais sexual. Hummm!

Nesse momento, pode optar novamente por realizar exercícios de respiração profunda que o ajudam a relaxar os músculos e a ficar mais calmo. Agora percebo porque a essa hora ouvia os meus vizinhos a respirar mais profundamente. Óooooooo sim, Estragildo, deixa-me relaxar!!

01:00 - A hormona do sono atinge o seu pico entre a 1h da manhã e as 4h e, por isso, as pessoas sentem mais sono do que em qualquer outro momento. Por isso, as emoções negativas são mais intensas entre essas horas. Eu fico meio negativo, quando a minha pimpolha acorda a essa hora. Mas existe sempre aquela solução de dizer à Maria que a filha está a chamar por ela.

02:00 - Por volta desta hora, pensamentos relacionados com a morte são os que mais ocorrem. Por norma isso não acontece comigo porque a essa hora eu morri mesmo para o Mundo, a não ser para a minha Maria que adora o meu ressonar. Ou não.

03:00 - Mas é às 3h da manhã que os níveis de serotonina atingem o mínimo, e este valor permanece constante até às 5h. Pois!!

04:00 - Mas não se preocupe, porque às 4h os níveis de cortisol no sangue começam a aumentar, a preparar o corpo para acordar nas próximas horas. O problema é que, se o corpo começar a produzir esta hormona em demasia, pode acordar ansioso e em pânico. Acontece-me muito isso uma hora depois. Até fico meio lelé das ideias quando tenho que acordar.

05:00 - De acordo com a investigação realizada pela Universidade de Bristol, as 5h da manhã são as horas mais propensas a pensamentos relacionados com religião, mas também a momentos menos bons, já que os níveis de serotonina estão no mínimo. Quem escreveu isto devia ser bruxo, porque quando o meu despertador toca a minha serotonina está tão baixa que só me apetece chonar outra vez.

Só não escrevo aqui o quanto trabalho em casa senão este artigo tinha o triplo do tamanho.

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D