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marianagugudada

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

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marianagugudada

22
Ago19

O que nos faz mal

jl

alimentação saudavel.jpgBoas.

Sendo esta a época que por natureza a maioria das pessoas tem mais cuidado com o seu corpo, por outro lado também é no Verão que o pessoal descarrila mais um pouco. Ou um gelado, ou uma francesinha ou uma churrascada. Mas se nos dias seguintes houver mais cuidado, nada disso é proibido. Mas existem alguns alimentos que se devem evitar. E é precisamente sobre isso que falo hoje, porque existem alimentos que estão associados ao aumento de peso ou mesmo até ao risco de doenças como diabetes e cancro.

Nos últimos anos, estudos científicos identificaram diferentes ligações de alimentos com um risco maior de prejudicar o corpo humano, e, apesar de poucas quantidades não matarem ninguém, os nutricionistas recomendam comer vegetais frescos, grãos e, sempre que possível, tentar comer comida confeccionada em casa. Para além de mais económica, é também mais saudável.

De seguida deixo então alguns exemplos do que são considerados maus alimentos:

1- Açúcar

Riscos para a saúde: Doenças cardíacas, diabetes e cancro

Muitos alimentos contêm, naturalmente, açúcar, – frutas, grãos e lacticínios. O problema é quando o açúcar refinado é adicionado aos alimentos para melhorar o seu sabor e aumentar o seu prazo de validade.

Quando o número de triglicéridos é demasiado grande, estes podem acumular-se na corrente sanguínea, nas paredes das artérias, contribuindo assim para um maior risco de doenças cardíacas. O açúcar está também ligado ao cancro, uma vez que pode danificar as células.

2- Refrigerantes ou bebidas com açúcar

Riscos: Diabetes, doenças cardíacas e cancro 

Todos sabemos que os refrigerantes são prejudiciais para a nossa saúde, mas um estudo recente descobriu que cada dose adicional de sumo de frutas (mesmo que seja natural) que os adultos bebam por dia traz um risco 24 por cento maior de mortalidade. Isto significa que o sumo de frutas pode ser quase tão perigoso para a saúde como outras bebidas açucaradas, como os refrigerantes. E isto é daquelas coisas que quase ninguém fala.

3- Alimentos queimados

Risco: cancro

Quando carne como frango, porco, vaca ou peixe fritos em altas temperaturas, elas formam compostos que podem levar a alterações no DNA e que podem aumentar o risco de cancro. Todavia, um estudo descobriu que marinar as carnes em especiarias como alecrim, tomilho, orégão e sálvia pode reduzir o número desses compostos e com isso também se reduz ao sal.

4- Carnes vermelhas

Riscos: cancro e doenças cardíacas

A carne vermelha contém uma proteína que pode danificar o revestimento intestinal, aumentando o risco de cancro do cólon. Um estudo recente descobriu que as pessoas que consumiam mais carne vermelha tinham um risco maior de mortalidade, embora isso acontecesse porque as pessoas que consomem muita carne geralmente consomem menos produtos frescos e, naturalmente, perdem os seus benefícios.

Além disso, muitas carnes vermelhas são ricas em gorduras saturadas e colesterol, muitas das quais podem obstruir as artérias e aumentar o risco de ataque cardíaco.

5- Alimentos processados

Riscos: aumento de peso, cancro e diabetes

Um alimento processado pode referir-se a qualquer alimento que não seja uma planta, animal, fungo ou alga comestível. As pessoas cuja alimentação inclui muitos destes alimentos, têm taxas mais altas de algumas doenças mortais, segundo vários estudos científicos. Outra conclusão regular é a de que essas pessoas também tendem a comer em maiores quantidades.

Com efeito, um estudo descobriu que as pessoas com refeições processadas em apenas duas semanas ingeriam mais 500 calorias diárias e ganhavam mais peso do que quando lhes ofereciam a mesma quantidade de nutrientes através de alimentos menos processados. Por isso basta tirar conclusões.

6- Cereais processados e grãos refinados

Riscos: aumento de peso.

Os grãos refinados são encontrados em pães brancos, massas, arroz ou cereais. Esses alimentos podem parecer simples, mas costumam ser açucarados e processados. Mais importante, não são grãos integrais porque lhes tiraram as suas cascas: o farelo que nos fornece fibras, vitaminas, proteínas e gordura.

Em vez de começar o dia com cereais açucarados, muitos especialistas em nutrição sugerem comer um iogurte grego coberto com frutos secos e frutas vermelhas. Assim, conseguimos ter a gordura, proteína e fibra saudáveis o suficiente para ficarmos satisfeitos.

7- Qualquer tipo de álcool

Riscos: cancro e aumento de peso

Um problema com a bebida é que o álcool etílico em bebidas alcoólicas irrita os tecidos, tornando-os mais susceptíveis a danos causados por agentes cancerígenos. Um copo de vinho não fará mal, a não ser que o copo leve 1 litro.

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