O sucesso depende de todos
Boas.
Eu sinto-me quase como numa capsula do tempo. Digo isto porque ao ver os noticiários e para além da palavra Covid, uma expressão que agora ouço muito é a recuperação. Ou porque a indústria tem que recuperar, ou porque o Turismo está no abismo e temos que recuperar, ou porque a restauração está toda perto da falência e isto tem que recuperar, ou porque na saúde as listas de espera quer para consultas, quer para cirurgias está a chegar a um ponto de estrangulamento e temos que recuperar, ou porque as crianças e os jovens estão a perder um tempo de escola presencial e por isso temos que recuperar e continua a lista por todas as áreas da nossa vida. E estou de pleno acordo com tudo isto, mas existe ainda um «pequeno» problema. É que esta pandemia mesmo estando com números não tão maus, ainda está a provocar mais de 100 mortos por dia e mais de 2000 infecções.
E nisto a culpa é de nós todos enquanto sociedade, já que após um primeiro cheiro de recuperação, fomos todos ou para os centros comerciais, ou para a praia ou andamos em casa da família e o que é que aconteceu? Pois, os números que todos nós conhecemos e lamentamos.
E depois temos as noticias que Portugal desde o inicio da Pandemis perdeu mais de 800 médicos do Serviço Nacional de Saúde ou que a Alemanha e a França estão a ficar com a pulga atrás da orelha com a vacina da AstraZeneca devido aos efeitos secundários. Por curiosidade esta é a vacina que Portugal mais comprou!
De uma vez por todas temos que deixar de ser piegas e seja confinados ou não, temos que fazer com que esta fase seja de sucesso para todos. É pior estar confinado em casa com tudo à mão, ou estar livre como um passarinho numa cama de uma Unidade de Cuidados Intensivos?