Olá Verão. Adeus barriga.
Boas.
Agora que já começa a cheirar a Verão, muitos de nós é que se lembram que o calção ou o fato-de-banho mingaram. Ou isso, ou nós é que alargamos. Para que o problema não se agrave e para que o possamos resolver deixo aqui algumas dicas:
Regras para dizer adeus a essa barriguinha
Acima de tudo a gordura acumulada na barriga representa uma ameaça à sua saúde, estando associada a um maior risco de doenças coronárias, hipertensão e diabetes, sendo importante a sua redução através da adopção de hábitos saudáveis. Assim ficam aqui alguns conselhos para ajudar:
1.Queimar mais calorias do que as que consome
Para queimar gordura do abdómen ou de outra parte do corpo, é preciso ter um gasto energético maior do que o seu consumo. Para se perder peso, é necessária uma diminuição do valor calórico ingerido diariamente.
A fórmula recomendada não é apenas ingerir poucas calorias, mas também seguir um programa alimentar rico em nutrientes, fibras e antioxidantes. O ideal é comer cinco porções diárias de frutas e vegetais ou então beber sumos naturais. Variar acima de tudo.
2.Corrigir a postura
A postura errada faz com que a barriga pareça maior. Por isso, corrigir a postura é essencial. Actividades e exercícios, como pilates e ioga, ajudam a melhorar a postura e a manter a saúde. Mas existem coisas simples como estar sentado correctamente.
3.Consumir alimentos ricos com fibras
O aumento do consumo de fibras na dieta contribui para redução da barriga, já que as pessoas tendem a consumir menos gorduras e calorias sendo que que ingerir frutas, vegetais, aveia e alimentos integrais, por exemplo, ajuda a reduzir o excesso de gordura e a melhorar o funcionamento do intestino.
Opte por comer alimentos ricos em ómega-3, como sardinha, salmão, chia e linhaça, que também ajudam no processo de emagrecimento e, consequentemente, na perda da barriga.
4.Fazer exercício físico
Para perder peso e barriga, não basta praticar uma dieta equilibrada. Deve também fazer exercícios físicos aeróbicos e localizados, que queimam calorias e fortalecem os músculos do abdómen. No mínimo caminhe. Vai ou pão ou vai buscar o jornal. Deixe o carro sossegado e caminhe. Ficará melhor.
5.Evitar consumir pão branco
O pão francês ou o pão de forma estão entre os alimentos que ajudam a aumentar a barriga. Apesar de parecerem inocentes, o seu principal ingrediente – a farinha refinada (branca) – é responsável pelo aumento de gordura. Prefira os pães integrais e acima de tudo cuidado com o que coloca no pão. O pão pode ser muito saudável, mas se colocar manteiga, queijo e fiambre em doses industriais lá se vai o sacrifício.
6.Reduzir o açúcar da dieta
O açúcar também é um ingrediente que causa o aumento do abdómen, já que provoca desequilíbrio da flora intestinal. Esse efeito reduz a presença de bactérias benéficas e aumenta a quantidade de micro-organismos maléficos (são como o Diabo, malditos!), levando à distensão do abdómen e ao aumento do peso.
7.Combater o stress
Fazer aquilo que gosta e evitar uma rotina stressante está entre os hábitos para reduzir a gordura na barriga. Isso porque o stress ajuda a aumentar o peso, devido a reacções hormonais prejudiciais. Se gosta mais de nadar ou ginástica faça-o. O que interessa é que faça as coisas com gosto.
8.Evitar bebidas alcoólicas
Assim como o açúcar, as bebidas alcoólicas levam à distensão abdominal. Ao desequilibrar a flora bacteriana intestinal, este tipo de bebidas prejudica a manutenção do peso. Além disso, as bebidas podem contribuir para o aumento de peso devido ao elevado grau de calorias que contêm. Conheço algumas pessoas que a flora intestinal já morreu afogada.
9.Reduzir consumo de alimentos ricos em sódio
Se deseja reduzir o volume da barriga, deve evitar comer enchidos e congelados. Esses e outros alimentos industrializados têm grande quantidade de sódio, além de serem ricos em gordura. Isso faz com que ocorra retenção de líquidos, levando à sensação de inchaço na barriga. Não quer dizer que não coma, mas se o fizer diariamente então não ajudará nada.
10.Reduzir consumo de fast-food
Se o intuito é perder a barriga ou afastar a probabilidade de ela aumentar, as comidas gordurosas, como salgados, empadões, queijos gordurosos, sanduíches, fritos e manteiga, devem ser evitados, de acordo com as nutricionistas. Além de dificultarem a acumulação de gordura no abdómen, este hábito previne problemas como o colesterol elevado e as doenças cardiovasculares. Sabe bem, mas o pior vem depois.
12.Evitar beber refrigerantes
Os refrigerantes contêm grande quantidade de açúcar e possuem gás, que também ajuda a inchar a barriga, dando a impressão de estar maior. Para além disso, na altura de calor depois de se beber um refrigerante a sede torna a vir ainda com mais intensidade.
13.Controlar consumo de alimentos que causam dor abdominal
Apesar de nutritivos, há alimentos que podem causar dor abdominal. Repolho, brócolos, couve-flor, couve e feijões são alguns exemplos de alimentos que provocam a acumulação excessiva de gases no tubo digestivo e originam uma sensação desagradável de inchaço abdominal. Se os ingerir e andar a correr o resto do pessoal é capaz de estranhar o barulho que sai do «escape».