Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

marianagugudada

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

marianagugudada

25
Mai18

Olá Verão. Adeus barriga.

jl

barriga-para-o-verao.jpgBoas.

Agora que já começa a cheirar a Verão, muitos de nós é que se lembram que o calção ou o fato-de-banho mingaram. Ou isso, ou nós é que alargamos. Para que o problema não se agrave e para que o possamos resolver deixo aqui algumas dicas:

Regras para dizer adeus a essa barriguinha

Acima de tudo a gordura acumulada na barriga representa uma ameaça à sua saúde, estando associada a um maior risco de doenças coronárias, hipertensão e diabetes, sendo importante a sua redução através da adopção de hábitos saudáveis. Assim ficam aqui alguns conselhos para ajudar:

1.Queimar mais calorias do que as que consome

Para queimar gordura do abdómen ou de outra parte do corpo, é preciso ter um gasto energético maior do que o seu consumo. Para se perder peso, é necessária uma diminuição do valor calórico ingerido diariamente.

A fórmula recomendada não é apenas ingerir poucas calorias, mas também seguir um programa alimentar rico em nutrientes, fibras e antioxidantes. O ideal é comer cinco porções diárias de frutas e vegetais ou então beber sumos naturais. Variar acima de tudo.

2.Corrigir a postura

A postura errada faz com que a barriga pareça maior.  Por isso, corrigir a postura é essencial. Actividades e exercícios, como pilates e ioga, ajudam a melhorar a postura e a manter a saúde. Mas existem coisas simples como estar sentado correctamente.

3.Consumir alimentos ricos com fibras

O aumento do consumo de fibras na dieta contribui para redução da barriga, já que as pessoas tendem a consumir menos gorduras e calorias sendo que que ingerir frutas, vegetais, aveia e alimentos integrais, por exemplo, ajuda a reduzir o excesso de gordura e a melhorar o funcionamento do intestino.

Opte por comer alimentos ricos em ómega-3, como sardinha, salmão, chia e linhaça, que também ajudam no processo de emagrecimento e, consequentemente, na perda da barriga.

4.Fazer exercício físico

Para perder peso e barriga, não basta praticar uma dieta equilibrada. Deve também fazer exercícios físicos aeróbicos e localizados, que queimam calorias e fortalecem os músculos do abdómen. No mínimo caminhe. Vai ou pão ou vai buscar o jornal. Deixe o carro sossegado e caminhe. Ficará melhor.

5.Evitar consumir pão branco

O pão francês ou o pão de forma estão entre os alimentos que ajudam a aumentar a barriga. Apesar de parecerem inocentes, o seu principal ingrediente – a farinha refinada (branca) – é responsável pelo aumento de gordura. Prefira os pães integrais e acima de tudo cuidado com o que coloca no pão. O pão pode ser muito saudável, mas se colocar manteiga, queijo e fiambre em doses industriais lá se vai o sacrifício.

6.Reduzir o açúcar da dieta

O açúcar também é um ingrediente que causa o aumento do abdómen, já que provoca desequilíbrio da flora intestinal. Esse efeito reduz a presença de bactérias benéficas e aumenta a quantidade de micro-organismos maléficos (são como o Diabo, malditos!), levando à distensão do abdómen e ao aumento do peso.

7.Combater o stress

Fazer aquilo que gosta e evitar uma rotina stressante está entre os hábitos para reduzir a gordura na barriga. Isso porque o stress ajuda a aumentar o peso, devido a reacções hormonais prejudiciais. Se gosta mais de nadar ou ginástica faça-o. O que interessa é que faça as coisas com gosto.

8.Evitar bebidas alcoólicas

Assim como o açúcar, as bebidas alcoólicas levam à distensão abdominal. Ao desequilibrar a flora bacteriana intestinal, este tipo de bebidas prejudica a manutenção do peso. Além disso, as bebidas podem contribuir para o aumento de peso devido ao elevado grau de calorias que contêm. Conheço algumas pessoas que a flora intestinal já morreu afogada.

9.Reduzir consumo de alimentos ricos em sódio

Se deseja reduzir o volume da barriga, deve evitar comer enchidos e congelados. Esses e outros alimentos industrializados têm grande quantidade de sódio, além de serem ricos em gordura. Isso faz com que ocorra retenção de líquidos, levando à sensação de inchaço na barriga. Não quer dizer que não coma, mas se o fizer diariamente então não ajudará nada.

10.Reduzir consumo de fast-food

Se o intuito é perder a barriga ou afastar a probabilidade de ela aumentar, as comidas gordurosas, como salgados, empadões, queijos gordurosos, sanduíches, fritos e manteiga, devem ser evitados, de acordo com as nutricionistas. Além de dificultarem a acumulação de gordura no abdómen, este hábito previne problemas como o colesterol elevado e as doenças cardiovasculares. Sabe bem, mas o pior vem depois.

12.Evitar beber refrigerantes

Os refrigerantes contêm grande quantidade de açúcar e possuem gás, que também ajuda a inchar a barriga, dando a impressão de estar maior. Para além disso, na altura de calor depois de se beber um refrigerante a sede torna a vir ainda com mais intensidade.

13.Controlar consumo de alimentos que causam dor abdominal

Apesar de nutritivos, há alimentos que podem causar dor abdominal. Repolho, brócolos, couve-flor, couve e feijões são alguns exemplos de alimentos que provocam a acumulação excessiva de gases no tubo digestivo e originam uma sensação desagradável de inchaço abdominal. Se os ingerir e andar a correr o resto do pessoal é capaz de estranhar o barulho que sai do «escape».

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D