Papinha boa, ou não!!
Boas.
Agora que está a chegar a hora de almoço estava a pensar em comer um atunzinho com uma salada. Estava só a pensar, porque depois do que li acho que perdi um bocadito o apetite. Cá vai:
Atum estragado e adulterado com nitratos para parecer fresco causa alerta alimentar na europa
O executivo comunitário está a investigar a venda de peixe adulterado o qual pode parecer vermelho e fresco mas que terá provocado centenas de intoxicações em vários países da Europa. O produto era vendido por empresas espanholas e utilizado para fazer, sobretudo, refeições de sushi à venda em restaurantes e supermercados.
A União Europeia (UE) pediu a Espanha, país fornecedor do atum que provocou vários casos de intoxição em vários estados-membros, que tome medidas urgentes contra a fraude alimentar com atum adulterado.
A origem desta crise está em lombos de atum descongelados vendidos como frescos em Espanha e que não foram preservados em conformidade com as exigências da lei europeia sobre preservação de alimentos. Sabem aqueles dias que se anda de caganeira e uma pessoa diz que não comeu nada de especial? Pois.
Segundo o jornal espanhol El País, nesse peixe é injetado nitratos, extrato de beterraba e partículas de outros vegetais para que a comida pareça mais fresca. Esses aditivos contêm químicos que alteram a cor do peixe, fazendo-o parecer mais vermelho e fresco. A fraude atinge sobretudo a venda de atum, um peixe cada vez mais procurado para fazer sushi vendido em peixarias, restaurantes e supermercados a preços mais baratos, escreve o referido jornal espanhol. Estás a ver Maria o porquê de não comer sushi.
O caso terá sido detetado pelas autoridades europeias em outubro, tendo afetado mais de 25 mil toneladas de atum e gerado lucros de 200 milhões de euros, segundo cálculos da União Europeia.
Ainda segundo dados da Comissão Europeia, os primeiros dois casos de intoxicação alimentar foram detetados em França e Itália e terão sido causados por peixe vendido por uma empresa espanhola. Entretanto, já há pelo menos 171 casos confirmados de intoxicação por atum adulterado na Europa.
O que será preciso para punir exemplarmente as pessoas responsáveis por este caso?