Para se ver bem!
Hola!
Hoy, desculpem lá. Hoje estava a ler um artigo vindo de Espanha e então apanhei um bocadito o espirito de portunhol. Mas voltando ao que dizia anteriormente, estava a ver um artigo que me chamou a atenção e que falava que no país vizinho se estava a estudar que uma luz led pode um dia destes vir a substituir o triângulo de emergência nas nossas viaturas.
Um dos temas que se debate é se isto será eficaz e funcional? E será que isto chegará a Portugal?
Em Espanha, esta luz vai passar a desempenhar a mesma função de alerta que, até agora, estava exclusivamente reservada ao triângulo de emergência. Segundo as autoridades espanholas, é mais prática e também mais facilmente visível.
O sistema conhecido como Help Flash, é um indicador luminoso que recorre a um sistema por luzes LED que chama a atenção dos outros automobilistas de que há algo estacionado na via ou muito próximo dela. Na realidade, desempenha uma função similar à do conhecido triângulo de emergência, que todos os condutores são obrigados a utilizar em Portugal (bem como o colete reflector), sendo obviamente mais visível durante a noite.
As vantagens do Help Flash ultrapassam a visibilidade em más condições, sejam elas afectadas pela noite, mas igualmente sob chuva intensa ou nevoeiro, mas já não serão tão evidentes os ganhos quando está sol ou o veículo (e o correspondente triângulo) estão numa zona bem iluminada. E já nem falo daquelas mentes preversas que irão brincar com estas luzes, fazendo com que os outros condutores pensem que é uma viatura de emergência.
As vantagens incluem ainda a possibilidade de o guardar no porta-luvas, em vez de num fundo da bagageira, o que torna mais fácil e, sobretudo, mais rápida a sua activação e utilização.
Do lado de lá da fronteira aguardam apenas a publicação de um Decreto Real para que a utilização do indicador luminoso não só passe a obrigatória, como substitua o até aqui obrigatório triângulo.
Assim que o decreto for publicado, o triângulo e o Help Flash passam a ser ambos legais e passíveis de serem utilizados, para depois, em Janeiro de 2024, ser a luz o único tipo de avisador que pode ser utilizado pelos condutores do país vizinho.
Veremos o que acontecerá aqui no nosso país, mas se isto é um óptimo sistema que permitirá uma melhor visibilidade durante a noite, já de dia o «velhinho» triangulo penso que será mais visível, embora a sua aplicação nem sempre seja a melhor.