Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

marianagugudada

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

marianagugudada

10
Ago18

Pequenos cortes

jl

corte-no-dedo.jpgBoas.

Alguma vez estiveram a mexer em folhas de papel e de repente ficaram com um dedo cortado que parece que viram o planeta Marte à vossa frente? Pois também eu, e a minha Maria que não venha falar das dores do parto, porque um dedo cortado é muito pior!! Mas voltando ao tema como fazer para tratar pequenos cortes em casa?

Isto é algo comum, já que estamos sempre a mexer em facas e outros instrumentos cortantes. Estes cortes podem ser facilmente tratados por nós e, em princípio, não requerem nenhuma visita ao médico. Para tratar estes golpes, deixo aqui alguns cuidados a ter para que os mesmos não infectem. 

A maioria de nós já sofreu um pequeno golpe no dedo a usar uma faca, cortamo-nos com papel ou num vidro que estava no lava loiça. Estava tudo muito bem quando de repente começamos a sangrar.

Para tratar cortes pequenos (e é mesmo pequeno)é recomendado que:

– Se lave as mãos com sabão e água;

– Lavar o corte para evitar a infecção. Use água fria ou morna e um sabão neutro para remover suavemente qualquer tipo de sujidade e outros detritos;

– Para parar o sangramento, aplique pressão no corte. Mantenha esta pressão por dois minutos ou até que o sangramento pare. Se é homem, peça uma cadeira para se sentar, uma bebida fresquinha e o jornal desportivo. Ajuda na recuperação.

– Aplique vaselina ou qualquer outra pomada que ajude a manter a ferida húmida, o que ajuda a uma cura mais rápida e eficaz. E nada de pensamentos perversos.

– Cubra o corte com um penso rápido e mude-o todos os dias até que o corte esteja completamente curado. Não dará motivo para uma semanita de baixa médica?

– Se estiver com dores, considere tomar medicação analgésica de venda livre.

– Se o seu corte foi feito com um objeto sujo ou enferrujado, certifique-se de que foi vacinado contra o tétano e que esta vacina está em dia. Se não souber ou se não tiver a certeza, entre imediatamente em contacto com o seu médico de família. Mais vale prevenir, que remediar.

A maioria destes cortes menores é curada numa semana ou menos. Mas, se o corte tiver cerca de dois centímetros, mais de meio centímetro de profundidade ou não parar de sangrar, não hesite e procure atendimento médico imediato.

À medida que o seu corte cicatriza, se notar quaisquer sinais de infeção, como pus ou aumento da vermelhidão, inchaço ou dor, consulte o seu médico de família ou um dermatologista.

Existem coisas que nós podemos fazer, mas em caso de dúvida não facilite.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D