Pernas à fresca
Olá.
E depois de muitos pedidos lá apareceu o tempo mais quente. Se é verdade que o tempo de chuva e de frio já nos estava a deixar um bocado enjoados, o tempo quente vindo de repente deixa algumas pessoas um pouco combalidas. E também existem pessoas que se queixam um pouco das temperaturas mais altas e um desses grupos são aquelas que sofrem de varizes.
Mas existem algumas recomendações para estimular a circulação. Cá vão elas então:
- Tome um banho frio ou faça uma caminhada à beira-mar
Um duche de água fria nas pernas faz com que as veias se contraiam e activa a circulação. Caminhar na praia, à beira-mar, com a água a bater nas pernas, é também muito benéfico para si.
- Evite o calor directo nas pernas
O calor nas pernas favorece a dilatação das veias, fazendo com isso que a circulação diminua. Devem ser evitadas, ou diminuídas, todas as exposições ao calor como o sol, a depilação a quente, a exposição a aquecedores, as lareiras, os banhos quentes, a sauna ou mesmo o vestuário muito quente.
- Ao repousar as pernas, eleva-as.
Tal vai favorecer a renovação do sangue nesta zona do corpo. Faça-o ao final do dia e à hora de almoço, se tiver uma pausa.
- Massaje as pernas o mais frequentemente possível
A massagem, de baixo para cima, melhora a circulação do sangue para o coração. A massagem deve ser feita de preferência por um especialista, com gel ou creme fitoterápico. Se não puder, faça-a você mesmo em casa ou então peça a outra pessoa lá de casa para lhe fazer esse carinho.
- Lute contra a prisão de ventre e o excesso de peso
Deve fazer-se uma alimentação rica em fibras, uma boa hidratação (consumo diário de 1,5 litro de água) e diminuir a ingestão de gorduras saturadas. Tal vai ajudá-lo a ter menor risco de formação de varizes. Este é daqueles conselhos que deveria ser seguido por toda a gente.
- Controle o seu peso
O sobrepeso e as complicações associadas (pressão alta e diabetes) representam uma sobrecarga para o sistema circulatório e aumentam o risco de desenvolver varizes, uma vez que a gordura acumulada no abdómen faz subir a pressão sobre os vasos e dificulta o fluxo normal do sangue.
- Faça mais exercício
Seja marcha, ciclismo, dança, natação, ginástica ou outro desporto. São desaconselhados os desportos que obrigam a movimentos bruscos (ténis, basquetebol, squash), pois dificultam o retorno venoso. O exercício estimula a circulação sanguínea. O que aconselho é que como se sabe cada corpo é diferente e por isso mesmo fale primeiro com o seu médico.
- Use vestuário adequado
Use meias elásticas e sapatos ligeiramente rasos. Se tem varizes ou está perto disso, não use saltos altos, tacões demasiado elevados ou sapatos totalmente rasos.
- Não fume
As substâncias que entram na composição do cigarro deixam o sangue mais viscoso, o que dificulta a circulação e favorece a acumulação do mesmo nas veias das pernas. Largar o cigarro é uma medida que não faz só bem às pernas, mas a todo o organismo.
Mas nunca se esqueça, que em caso de dúvida consulte sempre o seu médico.