Portugal, paraíso para infractores
Olá.
Hoje venho aqui trazer uma notícia que embora já seja da semana passada parece que passou pelos pingos da chuva.
Esta peça fala sobre umas filmagens realizadas com uma câmara oculta num matadouro da Polónia e que mostra vacas doentes a serem abatidas para consumo humano.
As imagens divulgadas pela estação polaca TVN24, captadas num matadouro na região de Mazóvia, no centro da Polónia, mostram vacas incapazes de andar a serem arrastadas para fora de camiões, com cordas amarradas aos chifres ou às pernas. Sem que seja possível detetar a presença de qualquer responsável sanitário, os trabalhadores do matadouro preparam as carcaças dos animais, retirando, feridas e tumores que indicam que, não só as vacas tinham estado doentes, como também tinham passado vários dias deitadas sobre um dos lados.
Especialistas que tiveram acesso às imagens já se manifestaram preocupados com os possíveis riscos sérios para a saúde humana, apelando ao governo polaco para que se apresse a notificar todos os países europeus.
Um dos jornalistas que trabalhou no local como «infiltrado» Patryk Szczepaniak, referiu que embora a carne tinha um cheiro a podre, a mesma era raspada e lavada de maneira a parecer bonita. Em relação ao visto sanitário, tudo não passava de um papel assinado, já que os veterinários só tratavam da papelada.
Na Polónia, é usual publicitar abertamente, online, a venda de vacas "traumatizadas" ou "danificadas", signifcando, normalmente, que os animais nem conseguem levantar-se. Uma vaca nestas condições custa cinco a seis vezes menos que uma saudável. Isto com certeza é grave, agora o que me deixou parvo foi que se soube que uma parte desta carne veio parar ao nosso país e a nossa comunicação social deu uma pequena nota de rodapé como se isto não fosse grave. A nossa classe politica assobiou para o lado. Quem se acredita que Portugal só importou 99Kg desta carne?