Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

marianagugudada

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

marianagugudada

23
Fev18

Puffff...

jl

gases.jpgOlá meus amigos e amigas também.

Já alguma vez entraram num autocarro ou numa loja e passaram por alguém que parecia ser uma câmara de gás ambulante? Pois, eu também e mesmo com o nariz entupido dá para ver que o cheiro de uma doninha fedorenta até é agradável. Mas cá vai uma pequena explicação do chamado trac:

Gases. Porque os temos e porque cheiram tão mal?

Há quem se ria quando alguém dá um pum, há também quem ache nojento ou quem diga que nunca o faz… Todavia, é uma função corporal como qualquer outra, como dormir ou respirar – ou seja, todos o fazemos!  Conheço gente que dá mais tracs do que dorme ou respira!!

Em média cada pessoa produz cerca de meio litro de ‘gás’ por dia, o que equivale a 14 puns diários.

Porém, há dias nos quais esse número é largamente ultrapassado e na minha pimpolha que ainda é bebé até possa achar engraçado, existem pessoas que quase nos provocam o desmaio.

Flatulência no avião

Se é daqueles que viaja de avião por certo já deve ter reparado que talvez esteja mais propenso a soltar ‘gás’ quando viaja de meio aéreo. Aparentemente, há uma razão científica para isso acontecer: altitudes mais elevadas fazem com que o ‘gás’ no nosso corpo se expanda. O que causa inchaço e flatulência. Por isso é que certo pessoal que anda com a cabeça na Lua, manda sempre o puzito.

Comida saudável

Nem tudo o que comemos é digerido pelo organismo. Qualquer alimento que não seja processado pelo intestino delgado, passa para o intestino grosso, onde permanece até ser ‘soltado’.

Infelizmente os puns mais mal cheirosos que damos, devem-se à ingestão dos alimentos que caraterizamos como saudáveis. Incluindo: fruta, vegetais, alimentos integrais e legumes. Maria já sabes, se um dia estiver esticado na cama, a sopa de vegetais e aquelas bolachas integrais serão as culpadas! Malditas!

Ar a mais ou aerofagia

Os puns têm dois pontos de ‘origem’. Um é o ‘gás’ produzido pelo intestino grosso, o outro é o ar que ingerimos. Sim leu bem… Este ar viaja até ao nosso sistema digestivo, e mais uma vez terá eventualmente de ser ‘libertado’. Contudo, se está a ‘engolir’ uma grande quantidade de ar, não tem necessariamente que se preocupar, porque estes puns tendem a não ter odor, ao contrário daquela variedade mais temida… Conhecidos por serem ‘silenciosos mas mortais’. Como eu sei o que é isso!!! Mas não és tu Maria. (ainda está muito frio para dormir cá fora junto ao gato)

A aerofagia acontece quando comemos demasiado rápido, mastigamos pastilha ou ingerimos bebidas com gás em demasia.

Absorção

Os puns são particularmente desagradáveis, quando o corpo tem dificuldade em absorver certos nutrientes. Geralmente, a maioria dos indivíduos enfrenta alguns problemas na digestão de lactose e de açúcares, provenientes de alimentos ricos em hidratos de carbono. Por isso é que as vacas estão sempre a mandar o chamado peidito cá para fora.

Algo mais sério se passa

Em casos de flatulência constante e dolorosa, ou associada a outros sintomas como diarreia ou prisão de ventre. Mais ainda, puns com muito mau odor são por vezes sintomas de síndrome de cólon irritável ou de doença celíaca. Se entretanto não ficar viúvo ou viúva mais vale consultar um médico para ver isto.

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D