quase uma vilanagem!!
Boas.
Quem segue minimamente as notícias sabe que a «guerra» entre a ADSE e os hospitais privados está quase uma novela mexicana já que parece não acabar. Por um lado, ouvimos dizer que a entidade do Estado exige 30 milhões de euros e os hospitais privados dizem que nada têm a pagar. Por outro lado, uma pessoa ouve dizer que o Estado paga pouco e bastante tarde. Sinceramente não sei quem terá razão até porque não tenho todos os meios para avaliar esta situação.
Agora ouço dizer é que o Estado paga mal as consultas aos privados e nesse aspecto acho que até têm razão.
Mas esta semana também li uma peça que nos falava sobre o preço que os privados cobravam à ADSE (e por consequência a todos que contribuem para essa entidade) por certa medicação.
E se os privados reclamam que o estado paga pouco pelas consultas (e até concordo), qual a moral de se cobrar por uma pastilha de paracetamol que custa 12 cêntimos, cerca de 3,65 euros?
E falo neste medicamento porque é dos mais habituais a todos, mas existem produtos em que os privados levam quase 6000% (e não me enganei nos zeros) a mais do que o preço normal.
Compreendo que se tenha lucro quando se vende algo, agora 6000% no mínimo é obsceno. É por estas e por outras que as pessoas se começam a revoltar.