Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

marianagugudada

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

marianagugudada

04
Ago18

Que cheirinho a gato morto

jl

tenis_fedendo.JPGOlá.

Vocês já estiveram nalguma fila onde a pessoa que está à vossa frente parece que tem nos pés um guaxinim morto há um mês? Não sabem o que perdem, pois assim o vosso nariz fica desentupido para uma larga temporada. Pois em homenagem aquele senhor  que parecia ter fugido de uma fábrica de armas químicas deixo aqui a minha homenagem.

Como tirar o cheiro a chulé do sapatito, ou como dizia o outro a sulfato de peúga!:

Já se sabe que todos nós transpiramos dos pés. Por isso, saber como tirar aquele cheiro desagradável dos sapatos é uma matéria que interesse a todas as pessoas. Portanto, aprender como tirar o cheiro a chulé dos sapatos é fundamental para garantir que toda a família tenha calçado fresco e cheiroso, livre de fungos e bactérias. A não ser que o sapato fica cá fora e com isso consiga afugentar os maus-olhados!

  1. Laranja, limão ou toranja

As cascas destes frutos são muito eficazes para eliminar o mau cheiro dos sapatos. Basta que, para isso, coloque as cascas bem secas dentro dos sapatos durante a noite.

  1. PÓ DE TALCO

Esta é uma solução bem tradicional mas que é bem eficaz. O pó de talco absorve a humidade e, com isso, minimiza o mau cheiro. Use-o diretamente nos seus pés, antes de se calçar e/ou aplique-o nos seus sapatos durante a noite, retirando o excesso pela manhã, senão os vizinhos ainda pensam que o D.Sebastião está a aparecer no nevoeiro.

  1. BICARBONATO DE SÓDIO

O bicarbonato tem mil e uma utilidades e esta é mais uma. Ele absorve odores e humidades, pelo que é ideal para acabar com cheiro a chulé. Prepare uns saquinhos com o bicarbonato a e coloque-os nos seus sapatos, depois de os descalçar. Certifique-se de que não ficam resquícios de bicarbonato no calçado, pois tal pode causar irritações na sua pele. Não se esqueça de deitar isto ao lixo, não vá às vezes a sua Maria o utilizar num bolinho!!

  1. SÁLVIA E LAVANDA

Estas ervas aromáticas são muito cheirosas e, claro, ótimas na eliminação de maus odores. Faça saquinhos com folhinhas de sálvia e raminhos de lavanda e coloque-os, durante a noite, dentro dos seus sapatos. Se por acaso não gostar do seu patrão, então já tem o presente do Natal prontinho.

  1. CONGELAR O SAPATO

Um dos meios eficazes para combater este problema é o frio do congelador que é capaz de eliminar os fungos e bactérias causadores do mau cheiro. Sem do assim, coloque no congelador os seus sapatos isolados em sacos plásticos selados e deixe durante a noite. Claro que deve ter em atenção se o material dos sapatos não fica danificado com este processo. Se por acaso não vir esse calçado nos próximos dias veja bem se eles não serviram para fazer um cozidinho.

  1. LAVAR OS SAPATOS

Seja à mão, seja à máquina, esta é uma forma de remover o odor do calçado e garantir que ele se encontra limpo. Deixe secar muito bem, em local arejado e se possível com o Sol, antes de usar novamente. E isto é bom porque assim sabe que nenhum ladrão terá a ideia de entrar pela varanda ou pelo quintal.

COMO EVITAR O CHEIRO A CHULÉ DOS SAPATOS

  • Existem no mercado palmilhas com tecnologia desenvolvida especificamente para prevenir o problema dos maus odores. Estas palmilhas contêm sais de prata e pode recortá-las no formato da sola original. Adaptam-se a todo o tipo de sapato, basta prendê-las com tiras de fita adesiva dupla face, caso o calçado seja aberto.
  • Se usar o mesmo calçado diariamente, não permite que ele areje adequadamente e, assim, eles estão mais propensos a apresentar mau odor. Ao retirar os sapatos, coloque-os num local bem arejado e de preferência com incidência de sol. Assim, afastará a humidade e as bactérias que causam o cheiro a chulé. Em Dezembro é capaz de ser um bocadito complicado!
  • Hoje em dia calçar os sapatos sem meias ou com meias sintéticas pode ser moda, mas pode ser a causa do mau odor. Use sempre meias de algodão, pois elas ajudam a absorver a humidade dos pés. As meias de corrida têm mesmo uma tecnologia específica para a absorção da humidade que ajuda a manter os pés secos. Mas se quer um conselho não calce estas meias quando for trabalhar!!
  • Todas as noites, prepare uma bacia com água morna e duas colheres de sopa de vinagre/sal e mergulhe os seus pés nessa solução, durante 10 minutos, deixando-os secar naturalmente. Pode também adicionar chá verde e/ou preto ou, ainda, umas gotas de óleo essencial de cipreste. Além de relaxar os seus pés, vai deixá-los livres de fungos e bactérias, causadores de mau cheiro. Se a sua mulher estiver a melgar, então estenda este tempo pelo menos para 30 minutos.
  • Não use sapatos fechados todos os dias, pois tal é mau para a saúde dos pés e favorece o mau cheiro.
  • Escove todos os dias os seus sapatos e limpe-os por dentro com um pano húmido. Esta parte de limpar os sapatos, só eu é que devo ter lido lá em casa.

Embora existam dezenas de produtos à venda para combater este problema, isso não quer dizer que sejam mais eficazes que os produtos caseiros.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D