Que cheirinho a gato morto
Olá.
Vocês já estiveram nalguma fila onde a pessoa que está à vossa frente parece que tem nos pés um guaxinim morto há um mês? Não sabem o que perdem, pois assim o vosso nariz fica desentupido para uma larga temporada. Pois em homenagem aquele senhor que parecia ter fugido de uma fábrica de armas químicas deixo aqui a minha homenagem.
Como tirar o cheiro a chulé do sapatito, ou como dizia o outro a sulfato de peúga!:
Já se sabe que todos nós transpiramos dos pés. Por isso, saber como tirar aquele cheiro desagradável dos sapatos é uma matéria que interesse a todas as pessoas. Portanto, aprender como tirar o cheiro a chulé dos sapatos é fundamental para garantir que toda a família tenha calçado fresco e cheiroso, livre de fungos e bactérias. A não ser que o sapato fica cá fora e com isso consiga afugentar os maus-olhados!
- Laranja, limão ou toranja
As cascas destes frutos são muito eficazes para eliminar o mau cheiro dos sapatos. Basta que, para isso, coloque as cascas bem secas dentro dos sapatos durante a noite.
- PÓ DE TALCO
Esta é uma solução bem tradicional mas que é bem eficaz. O pó de talco absorve a humidade e, com isso, minimiza o mau cheiro. Use-o diretamente nos seus pés, antes de se calçar e/ou aplique-o nos seus sapatos durante a noite, retirando o excesso pela manhã, senão os vizinhos ainda pensam que o D.Sebastião está a aparecer no nevoeiro.
- BICARBONATO DE SÓDIO
O bicarbonato tem mil e uma utilidades e esta é mais uma. Ele absorve odores e humidades, pelo que é ideal para acabar com cheiro a chulé. Prepare uns saquinhos com o bicarbonato a e coloque-os nos seus sapatos, depois de os descalçar. Certifique-se de que não ficam resquícios de bicarbonato no calçado, pois tal pode causar irritações na sua pele. Não se esqueça de deitar isto ao lixo, não vá às vezes a sua Maria o utilizar num bolinho!!
- SÁLVIA E LAVANDA
Estas ervas aromáticas são muito cheirosas e, claro, ótimas na eliminação de maus odores. Faça saquinhos com folhinhas de sálvia e raminhos de lavanda e coloque-os, durante a noite, dentro dos seus sapatos. Se por acaso não gostar do seu patrão, então já tem o presente do Natal prontinho.
- CONGELAR O SAPATO
Um dos meios eficazes para combater este problema é o frio do congelador que é capaz de eliminar os fungos e bactérias causadores do mau cheiro. Sem do assim, coloque no congelador os seus sapatos isolados em sacos plásticos selados e deixe durante a noite. Claro que deve ter em atenção se o material dos sapatos não fica danificado com este processo. Se por acaso não vir esse calçado nos próximos dias veja bem se eles não serviram para fazer um cozidinho.
- LAVAR OS SAPATOS
Seja à mão, seja à máquina, esta é uma forma de remover o odor do calçado e garantir que ele se encontra limpo. Deixe secar muito bem, em local arejado e se possível com o Sol, antes de usar novamente. E isto é bom porque assim sabe que nenhum ladrão terá a ideia de entrar pela varanda ou pelo quintal.
COMO EVITAR O CHEIRO A CHULÉ DOS SAPATOS
- Existem no mercado palmilhas com tecnologia desenvolvida especificamente para prevenir o problema dos maus odores. Estas palmilhas contêm sais de prata e pode recortá-las no formato da sola original. Adaptam-se a todo o tipo de sapato, basta prendê-las com tiras de fita adesiva dupla face, caso o calçado seja aberto.
- Se usar o mesmo calçado diariamente, não permite que ele areje adequadamente e, assim, eles estão mais propensos a apresentar mau odor. Ao retirar os sapatos, coloque-os num local bem arejado e de preferência com incidência de sol. Assim, afastará a humidade e as bactérias que causam o cheiro a chulé. Em Dezembro é capaz de ser um bocadito complicado!
- Hoje em dia calçar os sapatos sem meias ou com meias sintéticas pode ser moda, mas pode ser a causa do mau odor. Use sempre meias de algodão, pois elas ajudam a absorver a humidade dos pés. As meias de corrida têm mesmo uma tecnologia específica para a absorção da humidade que ajuda a manter os pés secos. Mas se quer um conselho não calce estas meias quando for trabalhar!!
- Todas as noites, prepare uma bacia com água morna e duas colheres de sopa de vinagre/sal e mergulhe os seus pés nessa solução, durante 10 minutos, deixando-os secar naturalmente. Pode também adicionar chá verde e/ou preto ou, ainda, umas gotas de óleo essencial de cipreste. Além de relaxar os seus pés, vai deixá-los livres de fungos e bactérias, causadores de mau cheiro. Se a sua mulher estiver a melgar, então estenda este tempo pelo menos para 30 minutos.
- Não use sapatos fechados todos os dias, pois tal é mau para a saúde dos pés e favorece o mau cheiro.
- Escove todos os dias os seus sapatos e limpe-os por dentro com um pano húmido. Esta parte de limpar os sapatos, só eu é que devo ter lido lá em casa.
Embora existam dezenas de produtos à venda para combater este problema, isso não quer dizer que sejam mais eficazes que os produtos caseiros.