Quem tudo quer, tudo perde
Olá.
Hoje enquanto estavaa olhar para a rua, vi uns colegas que já não via há uns tempitos e quando os mesmos começaram a chegar mais perto vi que das duas uma, ou tinham engolido uma garrafa de oxigénio ou então estavam a imitar uma parede. Mas eles disseram que agora nadavam no ginásio mas que tomavam nada a não ser umas vitaminas. Vitaminhas pensei eu, hummm! Mas nem de prepósito eis que li uma peça que vem mesmo a calhar!
Homem obcecado por fitness morre depois de tomar comprimidos de DNP
Um homem morreu em Swansea, no País de Gales, depois de tomar vários comprimidos de dinitrofenol (DNP), uma substância altamente tóxica que é utilizada para emagrecer.
Segundo o Metro UK, Liam Willis, de 24 anos, era obcecado por fitness. Como queria emagrecer rapidamente, decidiu tomar vários comprimidos de DNP, acabando por morrer. Este não é o primeiro caso no Reino Unido, o que está a preocupar as autoridades.
“[O DNP] É eficaz mas está banido por ser altamente tóxico. O seu consumo não é aconselhado, mas mesmo assim está disponível em todo o lado”, lamenta o médico legista Colin Phillips, responsável pelo caso da morte de Liam Willis. Está banido mas existe em todo o lado? É sempre bom saber que não é só em Portugal que as coisas funcionam mal.
“Não é conhecido nenhum antídoto capaz de reverter os seus efeitos. Têm havido várias mortes no país”, alerta.
A venda de DNP é ilegal, sendo que a Interpol chegou mesmo a emitir um comunicado, em 2015, a alertar para os perigos da substância. No entanto, muitas pessoas continuam a consumir DNP, procurando obter resultados rápidos.
Para homenagear Liam Willis, realizou-se, em Swansea, um jogo de râguebi, cujas receitas destinam-se ao filho da vítima.
Isto é muito bonito, mas não seria também positivo ir às fontes de onde nos chegam estes produtos e punir exemplarmente quem produz e quem vende isto?