Quero dormirrrrrr!!
Olá.
Que estejam todos bem aí desse lado. E logo hoje que para a maioria de nós é dia abençoado para estar no sofá a ver televisão. Isto traduzido para português quer dizer que ao Domingo é dia de dormir de tarde. E a verdade seja dita que estas horas são abençoadas pois sabem que é uma maravilha. E tem que se aproveitar porque a segunda-feira está aí a chegar e ter o despertador logo de manhã é um martírio. Ou era, a julgar por algumas coisas que leio.
Ainda hoje li um artigo que dizia que os madrugadores são mais felizes – palavra de ciência e não do Pinóquio ao contrário do que parece.
Quando o despertador toca, entre muitas existem dois tipos de pessoas: aquelas que, que quando o sol nasce já treinaram, tomaram o seu duche, prepararam o pequeno-almoço e deram banho aos miúdos e aquelas (que são a maioria) que precisam de despertadores a cada cinco minutos durante quase uma hora para conseguir levantar o rabo da cama.
Levantar cedo ou não é uma questão de que muitas pessoas fogem. Para justificar o sono, alega-se a necessidade de repor as horas de sono, já que é à noite que são mais produtivos. A estes casos, a ciência tem uma palavra a dizer: os que se levantam de manhã cedo tendem a ter uma melhor saúde mental. Isto explica tanta coisa!!
Além de mais saudáveis, são também mais felizes, aponta um estudo publicado na revista científica Nature Communications.
A investigação contou com uma amostra de quase 700.000 indivíduos (curioso é que nunca fui convidado para nada). Desta análise, relacionou-se um gene comum aos madrugadores a menor risco de depressão ou outros problemas de foro mental. Por outro lado, a preferência por uma maior atividade ao final do dia foi relacionada para uma maior tendência a esquizofrenia e depressão. Está explicado o porquê de haver tanta gente choné!
Se há quem tenha o ciclo adaptado aos horários nocturnos, noutros casos o mal é apenas má gestão do dia. Mudar a hora de certas actividades ou os horários das refeições pode ser o suficiente para melhorar a sua manhã. Dito isto, e enquanto esperamos pelas futuras investigações, não será errado dizer ‘Levante-se mais cedo, pela sua felicidade’.
Saia da cama. É tão simples quanto isto. Este é literalmente o primeiro passo para que a manhã lhe corra bem melhor.
Cultive um bom ambiente para o seu sono. Se dormir bem, acorda ainda melhor. Claro que se ao seu lado tiver uma pimpolha que quase que o expulsa da cama não é fácil.
Ter uma atitude positiva. Acordar com o pensamento optimista e a noção de que vai ter um bom dia é meio caminho andado para que sair da cama seja encarado de maneira positiva.
Durma bem. Irá consegui-lo com um ambiente calmo e relaxante mas também com outros cuidados, seja a televisão e outros aparelhos eletrónicos, que devem ficar fora do quarto, ou desligados, ou a alimentação, que não deve ser muito pesada antes de ir para a cama.
Não desligue o despertador. Dormir com o alarme a cada 5 ou 10 minutos não o deixa dormir descansado nem o fará acordar cedo ou bem-disposto. Bem pelo contrário.
Tão importante quanto o momento em que sai da cama é aquilo que faz mal acorda. Desfrute do café da manhã e não veja este momento como um bicho de sete cabeças, mas atenção, nada de relaxar em demasia - o objetivo é despertar. Nem 8 nem 80.
Faça por acordar sempre à mesma hora. O corpo vai se habituar e não tarda, levantar-lhe à hora pretendida será bem mais simples.