Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

marianagugudada

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

marianagugudada

24
Abr18

Sai uma água fresquinha

jl

Agua.jpgBoas.

Daqui a pouco estamos na hora de almoço. E como agora estou em dieta em princípio vai marchar uma carninha grelhada e para acompanhar uma saladinha. Mas para ser um serviço completo a bebida terá que ser água. E por falar nisso hoje venho aqui deixar um artigo referente precisamente a isso:

Qual quantidade de água que se deve beber por dia?

Forçar o corpo a trabalhar com uma quantidade limitada de líquidos neste caso água, é como tentar lavar a louça do jantar de uma família com um copo de água. Quando não bebe água suficiente, o corpo tem de eliminar os resíduos numa forma muito mais concentrada, causando odor corporal, mau hálito e urina com mau cheiro. Assim o consumo para um adulto deve estar situado entre os 10 e os 12 copos por dia.

Será que não bebemos a água de que necessitamos?

A verdade é que se bebe cada vez menos água. Os refrigerantes estão a tornar-se a bebida preferida das nossas crianças. Nos Estados Unidos, por exemplo, os adolescentes bebem em média 2 a 3 latas de refrigerantes por dia, e alguns até 6 ou 7. E no nosso país com a nova política de preços devido ao açúcar a situação não se agravou mas mesmo assim temos que prevenir.

Em Portugal, o consumo de refrigerantes até há pouco tempo tinha sofrido um aumento bastante forte entre as camadas mais jovens. Muitos adultos bebem mais cerveja do que água. Além disso, o consumo de ice tea, café e outras bebidas está também a aumentar. Se já foi a um Mc Donald’s quantos adultos (e já nem falo nos mais novos) é que viu com uma garrafa de água na mão??

O corpo humano é composto por cerca de 70% de água, e os nossos rins processam cerca de 200l de água por dia. As células são compostas essencialmente por água e praticamente todos os líquidos do corpo, como por exemplo o sangue, são constituídos à base desta substância única. A água também é utilizada para controlar a temperatura, humidificar o ar que respiramos, expelir resíduos indesejáveis e lubrificar os tecidos do corpo. Sem água, ficaríamos com mais rugas do que o pescoço da Lili Caneças!

E substituir água por sumos de fruta?

Os sumos podem ser uma boa fonte de vitaminas e sais minerais, mas podem ser fontes de muitas calorias quando consumidos em excesso. Não se esqueça de que para produzir um copo de sumo de laranja necessita de sensivelmente 4 laranjas, e para um copo de sumo de maçã necessita de um grande número de maçãs! Ao beber estes e outros sumos estará a consumir as calorias de toda aquela fruta. Modere mesmo o consumo de sumos. Se não conseguir mesmo abdicar disto, então consuma meio copo de sumo de fruta, adicionando água na outra metade. Os diabéticos deveriam prestar especial atenção ao consumo de sumos. E falei de sumos naturais, porque se for falar daqueles empacotados isso será muito pior. Basta ver os ingredientes. Se pegarem numa garrafa de Compal de Maracujá irão ver que o teor de sumo anda à volta de 25%, mas que é à base de concentrado!!

Existem ainda as bebidas diet que não contêm açúcar, mas que causam outro tipo de preocupações. Quase todas as bebidas, quer tenham açúcar, quer não, contêm químicos que lhes são acrescentados para dar cor, sabor, conservá-los, e por outras razões. Algumas delas poderão irritar o delicado revestimento do estômago, e outras poderão requerer que o fígado e os rins as eliminem.

Beber água evita estes problemas pois não contém calorias extras para tornar a digestão mais lenta ou para serem armazenadas. Não contém irritantes para os delicados revestimentos do sistema digestivo, tem menos químicos para ameaçar a maquinaria delicada do organismo e não contém cafeína.

Quanta água se deve beber?

Uma regra simples é a de beber o suficiente para manter a sua urina clara. O corpo perde cerca de 10 a 12 copos de água por dia através da pele, dos pulmões, da urina e das fezes. A comida fornece 2 a 4 copos de água, deixando-nos cerca de 6-8 copos de água para beber. Habitue-se a beber água liberalmente. Beba ao levantar, durante a manhã, a meio da tarde e antes do jantar. Beber um copo de água é como tomar um duche interno. Limpa o estômago e prepara-o para o seu trabalho. Prontos exagerei um bocadinho, prepara-o para o resto do dia!!

Pela manhã comece por beber um copo de água. Depois, durante a pausa para café de manhã e de tarde, pegue num copo e beba água até se satisfazer. É tentado a petiscar? Substitua os petiscos por um copo de água! Claro que uma rodela de salpicão não é substituído por um gole desse liquido, mas pelo menos assim afoga as mágoas!!

Há algumas doenças que possam impedir que beba quanta água eu quiser?

Certas doenças requerem um consumo mais controlado de água. A insuficiência cardíaca e a insuficiência renal são dois exemplos. O seu médico poderá informá-lo/a sobre a quantidade de água a tomar nestes casos especiais. Mas isto são as excepções!!

E qual a melhor? Engarrafada ou canalizada?

Muitos relatórios falam sobre contaminação da água e, como resultado, muitas pessoas têm receio de beber a água canalizada. Só nos Estados Unidos, onde existe um controlo rigoroso da qualidade da água da torneira, são gastos cerca de 4 biliões de euros em água engarrafada todos os anos. 

Uma grande preocupação é a falta de flúor na água engarrafada. Além disso, depois de aberta, a água engarrafada fica mais vulnerável a bactérias, devido à falta de cloro, um desinfectante presente na água canalizada.

Como a maioria dos sistemas municipais são testados diariamente, se o seu fornecimento tiver um bom nível, aquilo que sai da sua torneira poderá ser tão seguro ou mais como a água engarrafada que compra e muito mais barata!

Muita gente diz que a água engarrafada sabe muito melhor e por vezes é assim, mas nem sempre. Basta provar a água de um certo hipermercado., até fica de trombas como um elefante!! Mas se estiver disposto a pagar por isso, há muitas alternativas no mercado. Mas, ironicamente, a maior parte de nós enfrenta mais problemas de saúde por não bebermos água, do que devido aos seus contaminantes.

A água é, na realidade, a bebida mais saudável. Só poderemos viver alguns dias sem ela. Embora todos nós obtenhamos o suficiente para nos sustermos, a verdade é que a maioria não bebe o suficiente para funcionar da melhor forma. Quase que só bebemos o suficiente para sobreviver. 

Se tiver dificuldades em beber água, uma das maneiras de se certificar que bebe a quantidade diária necessária é bebendo 2 copos quando acorda de manhã. Faça-o antes de ser apanhado pelas actividades do dia.

Com 2 copos já bebidos, só terá de beber mais 4 a 6 durante o resto do dia. Poderá fazê-lo da seguinte maneira: mais 1 a meio da manhã, 1 ao almoço, 2 a meio da tarde, 1 antes do jantar e 1 nesse refeição. É algo que todos podem fazer. Se esperar até ter sede, é provável que nunca consiga beber o suficiente. Especialmente se estivermos em dias mais frios.

 Uma dúvida que assalta muita gente é que se beber água às refeições faz mesmo mal?

A água é isenta de calorias, tendo apenas alguns micronutrientes, pelo que é impossível formar gordura a partir dela. Por isso, não engorda. Contudo, se beber bastante água (mais de 300 ml) junto com alimentos pode dilatar o estômago, dando a sensação de inchaço. Isto porque, como os alimentos exigem digestão e permanecem mais tempo no estômago, juntamente com a água formam um grande volume alimentar.

Por outro lado, uma ingestão moderada de água à refeição (entre 200 a 300 ml) tem vantagens, nomeadamente, humedece o bolo alimentar, facilitando a sua passagem ao longo do intestino, logo, combate a obstipação (prisão de ventre), permite formar um bolo alimentar mais volumoso, dando sinal ao nosso cérebro de que estamos saciados com mais facilidade.

Ainda assim, a ingestão maioritária de água deve ser feita fora das refeições para que seja rapidamente absorvida e cumpra realmente uma função de hidratação. Deve, então, ser bebida gradualmente, entre 100 a 200 ml de cada vez (pequenos goles), privilegiando a manhã e diminuindo até à noite, para que durma sem ter que acordar de 2 em 2 horas para fazer o seu xixi.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D