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marianagugudada

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

marianagugudada

25
Fev20

Saudável e também económico

jl

frutas e legumes.jpgOlá.

Hoje venho aqui falar mais uma vez de comer saudável. Ao falar disto, sei que é muito melhor para a nossa saúde, mas muitas vezes isso também representa um acréscimo de gastos fazendo um rombo na nossa carteira.

Mas não tem que ser assim, até porque muitas vezes basta saber aproveitar aqui que normalmente representa um desperdício. Vamos lá então ver alguns exemplos:

Nas cascas está o segredo

Na casca das frutas e vegetais, mesmo aqueles que tendemos a descascar sempre, como o pepino, há importantes nutrientes e fibras. Como tal, evite descascá-los. Lave bem a fruta sob água corrente fresca e, no caso dos vegetais, se necessário, use um escovilhão para remover a terra.

Lavar mas quanto baste

Ainda no que respeita à lavagem das frutas e vegetais, procure que esta decorra o mais rápido possível, evitando a perda de vitaminas e minerais. Acima de tudo, pouco mas bem.

Olhe para os caules, também importam

Tal como a casca, os caules dos vegetais também são importantes fontes de nutrientes. Procure incluí-los nos cozinhados, por exemplo nas sopas.

Prefira a fruta a granel

É comum encontrarmos nos supermercados fruta já pronta para consumo. Foi processada, ou seja, descascada, lavada e embalada. Muitos dos nutrientes perderam-se no processo. Opte pelas congéneres a granel, mais baratas e nutricionalmente mais ricas.

Não olhe de lado para os congelados

Tendemos a olhar para a congelação de vegetais como uma prática que elimina nutrientes. Não há razões para que assim seja. Se a congelação (e particularmente a ultracongelação – os alimentos são congelados a 40 graus negativos), seguir as práticas recomendadas, conservarão sabor, textura e qualidades iguais aos semelhantes em fresco. Pode, eventualmente, o alimento perder algum odor e cor, mas ervilhas, mirtilos, couves-de-bruxelas ficarão sempre excelentes congelados.

Não compre mais do que o necessário

Procure comprar e consumir as frutas e vegetais na medida em que necessita. Ou seja, evite comprar em quantidades acima do que vai consumir no prazo de dois/três dias, evitando a conservação por períodos largos, por exemplo no frigorífico, com consequente perda de nutrientes dos alimentos. Mas se vir que vão sobrar, já sabe e opte pela congelação.

Pequenino, mas não muito

Vai fazer uma salada de fruta? Não a corte em pedaços muito pequenos. Tende a oxidar e a perder nutrientes. Para mais, há frutas que não carecem de corte, como os morangos.

Compre local e sazonal

As frutas e os vegetais assim que são colhidos começam a perder nutrientes. Logo, coloca-se aqui a questão de consumir local e sazonal. Opte pela produção na sua região e pela fruta da época, pois não conservada ou se assim for é sempre por um período mais curto. E para além do mais, a fruta da época é sempre mais barata.

A todo o vapor

No caso de vegetais e frutas cozidos, opte sempre que possível por os cozinhar ao vapor, pois os nutrientes não se perderão na água, minimizando a perda de nutrientes. Outra vantagem: o sabor dos vegetais também ganha em intensidade.

Água da cozedura, fonte de nutrientes

Se optar por cozinhar as frutas e vegetais pelo método tradicional, não desmereça a água da cozedura. Por exemplo, alimentos que absorvem líquidos, como o arroz e o feijão, ganharão sabor extra se cozidos na água anterior onde cozer, por exemplo, abóbora ou brócolos. E fazendo numa água ou um arroz com essa água ficará muito mais saboroso.

Dê aos vegetais alguma pressão

Ainda na cozedura, não vai precisar de muito tempo para cozinhar um vegetal. Querem-se só levemente cozidos, em lume brando e rapidamente para evitar grandes perdas de nutrientes. Um bom método é o recurso à panela de pressão. Se os fizer no forno, uma passagem anterior por água a ferver acelera bastante o processo.

Acima de tudo tente tirar o máximo de proveito dos produtos que tem à escolha.

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