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marianagugudada

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

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marianagugudada

27
Ago19

Segurança Social do século XXI

jl

segurancasocialdireta.jpgBoas.

Por norma a maioria das pessoas gosta de bater no nosso Governo e de todas as instituições a ele ligados, mas hoje o que me leva a escrever é precisamente para deixar aqui um elogio à maneira como (certas) coisas estão a evoluir. O que venho aqui falar é sobre assuntos que agora já pode tratar no Portal da Segurança Social em vez de perder horas e horas em salas de espera.

Esta é uma plataforma que normalmente até é rápida, eficaz, segura e (que por enquanto,digo eu!) totalmente gratuita, estando disponível para particulares e para empresas e a qual permite consultar registos, esclarecer dúvidas e até solicitar a alteração de algumas informações e registos do cidadão.

Como aceder a este sitio?

Para aceder ao portal terá, em primeiro lugar, que efectuar o registo que depois lhe irá permitir ter acesso à sua área de utilizador.

Passo 1: Aceda ao site da Segurança Social Direta

Passo 2: Escolha a opcção “Efetuar Registo”;

Passo 3: Insira o seu Número de Identificação da Segurança Social (NISS);

Passo 4: Preencha o formulário com os dados pessoais solicitados (nome, a data de nascimento, número de Cartão de Cidadão e Número de Identificação Fiscal (NIF));

Passo 5: Insira depois os dados de contacto (e-mail e contactos telefónicos);

Passo 6: Seleccione como quer receber o código de verificação (SMS ou e-mail).

Nota a ter em conta: caso o seu código de verificação seja enviado para o seu e-mail, mas não o encontre na caixa de entrada, verifique se o mesmo estará na caixa de spam.

Passo 7: Insira então o código de verificação para activar a sua conta e definir a palavra-passe.

Passo 8: Aceda à sua área de utilizador inserindo o seu NISS e a palavra-passe. Estes serão os dados de que vai utilizar para efectuar o login de todas as vezes que quiser aceder ao portal da Segurança Social.

Mas afinal quais são os assuntos que pode tratar no Portal da Segurança Social?

Conta corrente; Família; Emprego; Doença; Acção social e Pensões.

- Conta corrente

No portal da Segurança Social Direta pode tratar de assuntos relacionados com a sua conta corrente relativos a pagamentos e recebimentos da entidade.

Pode também tomar conhecimento da sua situação contributiva, consultar se tem dívidas ou processos em execução fiscal e efectuar o pagamento das mesmas.

Poderá ainda consultar e alterar autorizações de débito directo, alterar a sua conta bancária e consultar ou emitir declarações de pagamento, entre outros assuntos relacionados com a sua situação contributiva.

2 – Família

O portal também permite tratar de assuntos relacionados com o abono de família, tais como o pedido de declaração de escalão, solicitação de abono pré-natal ou até tratar de questões relacionadas com o subsídio de parentalidade e outras prestações de que possa beneficiar.

3 – Emprego

Nesta parte tem acesso ao seu histórico de remunerações declaradas pelos empregadores. Pode ainda emitir a declaração de subsídio de desemprego e consultar o estado da sua actividade no caso de ser trabalhador independente.

4 – Doença

Também pode tratar de assuntos relacionados com doença, nomeadamente emitir declaração para subsídio e obter Cartão Europeu de Seguro de Doença.

5 – Acção Social

Neste sector pode solicitar apoios sociais, comunicar frequências mensais de utentes e consultar as prestações familiares de crianças e/ou jovens que estejam a cargo de instituições.

6 – Pensões

Ainda é possível aceder a simuladores de pensões, requerer pensão de velhice, bem como consultar o estado do pedido, consultar remunerações anuais declaradas por empregadores e pode também tratar de assuntos relacionados com Certificados de Reforma.

App Social +

Esta aplicação da Segurança Social (que está disponível para os sistemas Android e iOS) permite aos cidadãos e empresas acederem, de forma simples e rápida, a alguns serviços da Segurança Social.

Hoje em dia esta aplicação permite:

Consulta de valores de recebimento de prestações, bem como a data prevista.

Acesso às suas mensagens da Segurança Social Directa.

Consulta dos próximos eventos com a Segurança Social e sincronização com o calendário do seu dispositivo móvel.

Esperando desde já que este artigo seja de alguma ajuda.

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