Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

marianagugudada

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

marianagugudada

08
Mar18

Sentidos apurados

jl

5sentidos.jpgOlá.

Imaginem estar a dormir como um anjo e acordar às duas da manhã com a vossa pimpolha completamente aos berros e a chorar. Voando eu pela cama fora pergunto-lhe eu o que se passa e ela dá-me uma resposta que explica tudo. Foi o galo que lhe estava a ferrar a perna. Hummm!

Isto pelo menos teve uma coisa de bom. Deu para ver que a minha audição para já está a funcionar bem. E por falar nisso hoje venho aqui falar de uma coisa bastante importante. Não, não é de futebol nem de novelas, mas sim dos cinco sentidos mais falados no ser humano e de como os tornar mais apurados.

E tendo os mesmos bem apurados teremos mais benefícios para a sua saúde.

Qualquer pai que esteja a tentar desesperadamente acalmar uma criança num pranto (malditos galos!!), pensaria que só aquela gritaria seria capaz de acordar um morto. Mas aparentemente não.

De facto, o choro de uma criança não perfaz sequer o top dez dos barulhos mais prováveis de despertarem um homem... Pois, ou não! Mas será que os seus sentidos estão cinco estrelas?

Os cinco sentidos, que estão generalizados e relacionados com a percepção do meio interno e externo, são a audição, o tacto, o paladar, o olfacto e a visão.

Saiba como os mesmos poderão ser «melhorados»

Audição

Pode não conseguir melhorar a sua audição, mas pode sim melhorar o modo como ouve, de acordo com o autor Jan Vries. Feche os olhos, de forma a bloquear a visualização de imagens que competem pela sua atenção e coloque música, por exemplo ouça o som do seu instrumento favorito a tocar um dos seus temas prediletos. “Ao privar-se de ver, está a treinar os seus ouvidos a fornecerem-lhe a informação que necessita”. Imaginem que a vossa Maria diz: “olha, vê se andas as tuas coisas da sala”. Então fecha os olhinhos, pega na chave do carro e pire-se para o café lá da sua rua.

Tacto

O maior órgão do seu corpo merece que cuide bem dele. Por isso, da próxima vez que saia à rua e esteja um frio de rachar não hesite e calce umas luvas – a sua pele merece. Não dá para ficar mais duas horitas na cama?

“Até a exposição ocasional a frio intenso pode danificar as terminações nervosas e fazer com que a corrente sanguínea seja redireccionada para outra área, levando à perda sensorial”, explica o dermatologista britânico, Christopher Rowland-Payne. Tente aumentar o fluxo de oxigénio dos nervos nas camadas externas da pele, ingerindo alimentos ricos em vitamina B12, aconselha um grupo de investigadores da Universidade de Cambridge.

O que esta gente se lembra para nos tirar do quentinho da cama!

Paladar

Há um motivo pelo qual se dá queijo a quem frequenta provas de vinho. Entorpece os sentidos ao revestir a boca com uma fina camada de gordura, para que qualquer bebida pareça ótima. “Para experienciar todos os sabores, é necessário limpar as papilas gustativas bochechando água, entre os pratos, durante alguns segundos”. E tente mastigar os alimentos durante pelo menos três segundos para que os componentes salgados, amargos e doces cheguem aos receptores da língua.

Agora estou a ver o porquê do tasco lá à minha beira vender muitas sandes de queijo para acompanhar os penalties de tinto.

Olfacto

“Aperfeiçoe a ‘técnica de cheirar’ ”, é a recomendação de Harry Fremont, criador de perfumes para as marcas Estee Lauder e Ralph Lauren. “Inalar intensamente, força a entrada de ar em demasia pelas passagens nasais. Alternativamente, cheire em pequenos intervalos que o ajudarão assim a detectar as notas mais subtis do aroma”.

Vou ver se descubro os endereços destas marcas. Depois envio uma amostra do perfume da minha pimpolha quando vai à casa de banho para que eles aperfeiçoem a técnica de cheirar. Só recomendo a quem vai fazer estes testes que faça um bom seguro de vida!!

Visão

“Cansar os olhos em demasia pode enfraquecê-los. Consequentemente, poderá não ser capaz de se manter focado”. Estão a ver seus pervertidos como ir para o Centro Comercial olhar para o bumbum das meninas pode enfraquecer as vistinhas? Eu é que não faço isso porque tenho a minha flor de lótus lá em casa!!

Se trabalha em frente ao ecrã interrompa o que está a fazer a cada 30 minutos, focando a vista num outro objeto e de seguida olhe de novo para o visor. Faça este exercício cinco vezes. Por exemplo se está no computador e passa por si a Paulita; a Mariazita; a Luisita; a Carlita ou a Anita olhe bem e se elas disserem alguma coisa diga que foi o médico que mandou!!

“Proteja os seus olhos da poluição e dos efeitos dos raios ultravioleta, use óculos de sol e utilize lágrima artificial na vista diariamente”. O chamado Bonga Artificial. Tenho uma lágrima no canto do olho, tenho uma lágrima no canto do olho…

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D