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marianagugudada

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

marianagugudada

29
Jul19

Ser calmo e sereno

jl

calmaria.jpgOlá.

Sendo ontem Domingo, estava eu parado numa fila de trânsito quando alguns desses condutores começaram a discutir, mesmo que no interior das viaturas estivessem crianças, que por consequência ficassem nervosas. Mas passado uns minutos, as coisas lá acalmaram, mas isto fez-me pensar que as pessoas se alteram por cascas de alho, como se diz aqui na minha terra.

Mas o que fazer então para se estar mais sereno? Cá vai então alguns conselhos que nos poderão ajudar.

  1. Vá devagar. Se tem de ir a algum lado, saia 10 minutos mais cedo, não espere até ao último minuto. Levante-se da cama com antecedência e com calma. Não terá de ir a correr e sentirá menos stress. Conduza dentro dos limites de velocidade; faça uma pausa antes de responder a uma pergunta; deixe o telefone tocar algumas vezes antes de atender. Recoste-se numa cadeira e fique sem fazer nada alguns minutos por dia, se bem que que não convém fazer muito isto se o seu chefe estiver presente.
  2. Agarre-se às plantas. Os praticantes de feng shui (disciplina oriental que, diz-se, ajuda a harmonizar o ambiente para obter maior conforto e êxito) acreditam que as plantas aumentam a vitalidade, primeiro passo para alcançar a felicidade. Especialmente para aquele pessoal que gostam daquelas plantas que fazem rir.
  3. Seja generoso consigo mesmo. Você não pode estar sempre a zelar pela felicidade de toda a gente, e não faz mal se cometer um erro. Até porque a nossa felicidade ajuda os outros a serem mais felizes.
  4. Faça intervalos. Para evitar acumulação de tensão, por cada 55 minutos de trabalho faça um intervalo de 5 minutos. Não se sinta culpado: está provado que fazer intervalos durante o trabalho aumenta a produtividade. Mas se isso não for possível, então tente respirar profundamente de vez em quando.
  5. Arranje um animal. Um cão, um pássaro ou um peixe podem ser essenciais no alívio do stress. Verá que isso ajudará bastante a controlar o seu eu.
  6. Faça férias a valer. Investigadores mostraram que umas férias de duas semanas, além de serenarem a mente e o espírito, contribuem para melhorar a saúde e reduzir os níveis de stress até um máximo de cinco semanas. Tanto durante como depois de umas boas férias, dormimos melhor e o nosso humor melhora. Porém, para que as férias tenham este efeito, devem ser repousadas, e não demasiado organizadas. As pessoas que não descansaram durante as férias não tiveram os mesmos efeitos benéficos para a saúde. E para isso não quer dizer que se gaste dinheiro, basta acima de tudo que sejam organizadas, mas sem aquela disciplina militar.
  7. Inicie um passatempo. Arranje um passatempo que lhe dê gosto, como tricotar, observar pássaros, bricolage ou começar uma colecção. Um hobby incute autoconfiança e ajuda-nos a ligar-nos a outras pessoas com os mesmos interesses. Além disso, estar empenhado em outras actividades serve para nos proteger da depressão, que tem sido associada a imunidade diminuída e aumento do risco de cancro e de outras doenças. Mas se não souber de algo que o cative não peça conselhos à mulher, se não ela diz-lhe logo que as lides de casa são uma óptima maneira de passar o tempo.
  8. Leia. Nada afasta o pensamento das preocupações com maior eficácia ou mais depressa do que um bom livro. Como a leitura é uma actividade silenciosa, também lhe permitirá fugir ao ruído, um conhecido factor de stress, pelo menos por algum tempo. Mesmo que não seja adepto de livros, uma revista também ajuda.
  9. Saiba brincar. Se se sentir ansioso, faça uma pausa e ocupe-se com uma actividade infantil: faça desenhos com lápis de cera, alugue um filme para crianças ou divirta-se a procurar entre os objectos pessoais recordações felizes do passado. Se isso não resultar, faça como eu e tenha uma pimpolha em casa.
  10. Peça ajuda. Quando se sentir esmagado pela vida, peça ajuda. Não tenha vergonha nem medo; é uma das coisas para que a família e os verdadeiros amigos servem. Além disso, habitue-se a não aceitar todos os pedidos ou obrigações quando a sua energia está em jogo.
  11. Ser bondoso não custa dinheiro. Diga ao empregado do café, que a sua bebida estava cinco estrelas. Visite um amigo acamado ou vá tomar uma bebida com um amigo. Dar fá-lo-á sentir-se melhor e mais próximo dos outros.
  12. Não ignore os sentimentos negativos. Como uma luz de aviso num painel de instrumentos, os seus sentimentos poderão alertá-lo para o facto de qualquer coisa estar mal. Se está zangado, com inveja, frustrado ou simplesmente irritado, isso é sinal de que precisa de respirar fundo e mudar de rumo e tente encontrar a causa para saber lidar com isso.
  13. Sorria. Segundo algumas investigações, se sorrir ou rir mesmo sem vontade, o seu corpo reagirá produzindo menos cortisol, uma hormona do stress.
  14. Recompense-se. Reserve tempo para se congratular a si mesmo em vez de se lançar imediatamente à tarefa seguinte. O saber dar bem-estar aos outros, começa por si mesmo.

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