Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

marianagugudada

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

marianagugudada

25
Abr18

Sexo forte, sem comparação possível

jl

m.jpgBoas.

Hoje em Portugal é comemorado o dia da Liberdade e este tema faz-me recordar um programa que ouvi na passada semana, na rádio TSF em que se falava da paridade e que a mesma ia ser votada e que se debruçava sobre a presença das mulheres nos órgãos de poder deste país. Se por um lado até compreendo que se fale disto, por outro este tema levanta muitas questões. Em primeiro lugar neste momento existem cerca de 35% de mulheres e o objectivo será de 40%. E numa lista existirá um homem e uma mulher logo de seguida. Se uma mulher sair, só poderá ser substituída por outra mulher.

Até aqui nem vejo mal nenhum. Mas estamos a falar da Assembleia da Republica. Será que numa aldeia do nosso interior será assim tão fácil esta solução. É que falo em locais onde a juventude não prolifera e as mulheres muitas vezes nunca foram educadas para tal. Claro que o impossível neste caso não existe, mas que será difícil, será. E se esta lei for para tudo que diga respeito à politica fiquei com uma curiosidade: se numa mesa de voto é constituída por três pessoas e se duas forem homens como se chegará aos 40%?

O que acho «engraçado» é que só ouço falar em paridade na classe politica. Porque não existir paridade no sector das limpezas e 40% das pessoas que aí trabalham serem homens. Porque não 40% dos trabalhadores da construção civil serem mulheres. Porque não 40% dos homens estarem nas confecções? Porque não 40% dos carros do lixo terem mulheres a fazer isso? Porque não 40% de homens como educadores de infância?

Isto de existir uma sociedade igualitária é muito complicado e tudo demora o seu tempo e embora reconheça que existem coisas sem lógica, outras levarão muito tempo a mudar. Haver um homem e uma mulher a desempenhar a mesma função e haver salário inferior para ela é daquelas coisas sem qualquer tipo de lógica. Mas que existem coisas que dificilmente irão mudar isso é verdade. Quantos homens é que conhecem que sejam esticistas?

Acho que um passo fundamental antes de mais seria investir na educação. Existem países do Norte da Europa em que as escolas primárias têm um tempo semanal para que as crianças desempenhem as tarefas domésticas. Sejam meninos ou meninas. E isso não é mais importante do que aprender os rios do nosso país?

Enquanto homem reconheço que as mulheres nos dão dez a zero. Um casal que trabalhe chega a casa. Ele toma banho e vai para o sofá ver televisão dizendo que está cansado. Ela toma a banho, começa a preparar o jantar, trata dos filhos, vai pôr a roupa a lavar, trata da casa, vê como corre o jantar, arruma roupa e serve o jantar.

Ele vai para a mesa dizendo que está cansado. Ela serve a comidinha, dá a paparoca aos filhos e de vez em quando lá vai comendo. Ele acaba de comer e toma café que ela tirou. De seguida ele vai ver o telejornal. Ela trata da louça e arruma a cozinha. De seguida trata dos miúdos para os ir deitar e ele com muito sacrifício lá se levanta por um instante para ir dar um beijo aos filhos. Ela depois de adormecer a canalha, vai tratar da roupa e arrumar mais umas coisas finalmente vai para a cama. Ups, não está tudo, ela ainda vai chamar o homem à sala porque adormeceu no sofá.

Durante a noite ela ainda se levanta umas quatro ou cinco vezes para ver os filhos enquanto ele vai no vigésimo carneiro.

Existem coisas que podem ser aplicadas a mim, mas tento sempre ajudar a fazer alguma coisa, mas admito sem problema nenhum até pelo contrário que o sexo forte são elas sem qualquer tipo de dúvida.

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D