Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

marianagugudada

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

marianagugudada

19
Fev18

Tão distantes, mas tão parecidos

jl

kim-jong-un cn.jpgOlá.

Hoje enquanto andava na Net a ver as notícias deparei-me com uma peça que falava sobre os Jogos Olímpicos de Inverno que estão a decorrer na Coreia do Sul e no modo fraterno que as Coreias se uniram para estes jogos, apesar de vigorar um clima de quase guerra entre elas. Mediante isto andei a pesquisar um pouco na Net sobre a coreia do Norte e deparei-me com um artigo bastante interessante. Cá vai então:

 

Comunicações

Existe um serviço de comunicações móveis específica da Coreia do Norte que cobre milhões de subscritores, mas apenas permite fazer comunicações locais. Caso alguém seja apanhado a tentar fazer chamadas internacionais pode ter uma sentença de morte. O pessoal abusa e dá nisto. Mas o meio de comunicação deve ser estilo os telemóveis que eu tinha quando era miúdo. Eu de um lado, o meu colega do outro e dois copos de iogurte vazios e um fio de pesca e já se falava. Embora para o pessoal do Norte um iogurte deva ser uma coisa quase de luxo!

Internet

A Coreia do Norte não tem web, mas existe uma intranet controlada pelo governo, a "Kwangmyong". Nessa rede todos os websites internacionais estão banidos. O governo vai aprovando novos sites todos os meses, mas apenas se pode ter acesso em algumas bibliotecas e universidades. Ou seja o pessoal que anda nos transportes públicos não está com a cabeça mergulhada no Facebook como aqui.

Cantar em público

Kim Jong Un fez com que cantar em público passasse a ser proibido no ano passado. Também não são permitidas outras diversões, tais como encontros que envolvam bebidas alcoólicas. Mas eu nunca fui à Coreia! Se eu fosse e cantasse em público é muito natural que aprovassem esta lei, agora assim!

Sarcasmo

A população da Coreia do Norte está proibida de fazer comentários sarcásticos sobre o seu líder ou regime. As penalizações lá é que são um pouquinho (muito!!) mais duras que aqui, porque isso não é só na Coreia. Alguém se lembra do sujeito que criticou o Cavaco Silva enquanto ele era Presidente?

Ver filmes estrangeiros

A pena máxima por ver filmes estrangeiros chega aos 10 anos de prisão. Apenas é permitido ver o canal de TV estatal que oferece conteúdos noticiosos, documentários e outros programas que idolatrem Kim Jong II e o seu pai. Isto sim é que é uma aposta na produção nacional!!

Comprar ou vender uma casa

Os residentes precisam de adquirir uma declaração das autoridades de Pyongyang antes de comprar ou vender uma casa. Aqui não anda muito longe. É preciso declarações do banco; das Finanças; da Junta; de um Certificado Energético…

Penteados

Na Coreia do Norte existe uma lista de 15 penteados aprovados para os homens e mulheres, que exclui o penteado icónico de Jong Un. Esta condição foi revelada pela jornalista Mika Mäkeläinen que visitou o país em 2017. Ao menos o pessoal não tem muito trabalho para escolher. Mas depois de ver o inglês Boris Johnson e o seu penteado que parece que foi atacado por um tornado, qualquer coisa serve!

Actos religiosos

Os cidadãos que pratiquem actos religiosos no país são geralmente torturados e executados. A grande maioria são ateístas ou consideram o país como o seu Deus. Mas quase de certeza que o pessoal que é morto tem o reino dos Céus à sua espera. Pelo menos foi isso que aprendi quando andei na catequese.

Iphone

O tão popular iPhone não está disponível na Coreia do Norte por causa de sanções internacionais. Mas o regime criou os seus próprios smartphones, Pyongyang Touch e Arirang. Em minha casa é igual à Coreia. O IPhone não entra! Sendo que a parte dos €uros deve ajudar a explicar isto.

Álcool

Apenas é permitido consumir bebidas alcoólicas em dias específicos. Aqueles que forem apanhados a beber nos outros dias podem enfrentar duras consequências. Aqui é igual. Ainda noutro dia vi um sujeito que enfrentou uma dura consequência. Foi contra um poste e ficou com uma consequência que parecia um galo de Barcelos! 

Natal

O país não celebrava oficialmente o Natal desde 1948, mas em 2017 foi completamente banido. Km Jong Un ordenou que nesse dia a população começasse a homenagear a sua avó, por ser a sua data de nascimento. Aqui é homenageado o filho de Deus, portanto qual a diferença?!

Piercings e estilo ocidental

Em 2016 o líder proibiu os piercings e o vestuário de estilo ocidental. Aqueles que não cumprirem estas regras são levados para campos de trabalho. A mim aconteceu-me isto. Fui levado para um campo de trabalho que só com muita sorte me vou ver livre lá para os 70 anos. Isto se na altura ainda existirem reformas!

Contracetivos e aborto

Jong Un baniu os contracetivos e os abortos para fazer face á diminuição da taxa de natalidade. Isto sou contra. Se com o uso de preservativos se vê aí cada cromo pior que outro, imaginem sem nada a proteger.

Moeda local proibida aos turistas

Pode-se usar o euro, dólar ou moeda chinesa em vez da moeda local. Mas não existem ATM's nem cartões de crédito válidos e os cheques de turistas são proibidos pelo governo. Aqui em Portugal é a partir do dia 20 de cada mês que se aplica esta Lei. A partir dessa data dinheiro nem vê-lo!

Coca-Cola

Existem apenas dois países no mundo onde a Coca-Cola não pode ser comprada legalmente - Cuba e Coreia do Norte. Um dia deste vai ser Portugal., porque com a taxa do açucar que o nosso Governo aplicou vai ser mais barato comprar Champanhe francês do que uma garrafa de Cola.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D