Tema tabu? Hemo…chiu!
Olá.
Hoje o assunto que trago aqui é daquelas coisas silenciosas embora seja daqueles temas que afecta muita gente que são as hemorróidas, e caso as tenha, saiba que existem alimentos que não deve mesmo comer para não ser ainda mais afectado e estima-se que metade da população numa fase ou noutra poderá sofrer deste problema.
As hemorróidas são os vasos sanguíneos dilatados, localizados no ânus ou no baixo recto e podem ser internas (dentro do ânus) ou externas (à volta do ânus).
Normalmente, manifestam-se através de perdas de sangue, desconforto, dor e/ou comichão na região anal.
Atenção que existem algumas situações que só tem solução com a intervenção médica. Mas existem alimentos que não devemos comer para que este desconforto não aumente e o problema não desenvolva.
Cá vão eles:
Pimenta: este é daqueles conhecidos por quase todos. Em excesso, pode agravar as hemorróidas, uma vez que promove a dilatação dos nossos vasos sanguíneos.
Alimentos açucarados: pode muitas vezes não se associar a isto, mas podem dificultar o movimento intestinal e levar à prisão de ventre, tendo como consequência a inflamação das veias rectais e anais.
Lacticínios: podem causar reacções alérgicas, como intolerâncias alimentares, e ter consequências negativas graves a nível das hemorróidas.
Bebidas com cafeína: o consumir demasiada cafeína leva a uma maior perda de água, ressecando a zona do cólon e provocando o endurecimento das fezes. Desta forma, a prisão de ventre é inevitável, aumentando a inflamação e irritação das hemorróidas.
Bebidas alcoólicas: pode provocar a dilatação dos vasos sanguíneos no nosso traseiro.
Não se esqueça que se vir algo de anormal, consulte sempre o seu médico de família. A maioria das vezes, o tempo que se poupa ao detectar algo de estranho é importantíssima.