Todos iguais. Todos diferentes
Hoje li um artigo que me deixou deveras curioso. Aqui vai:
PSP perdoa multa em directo a humorista
O comediante Salvador Martinha foi apanhado pela PSP quando estava a dar uma entrevista, por telemóvel, enquanto conduzia.
Mas o agente que o fiscalizou perdoou-lhe a multa, mandando-o seguir viagem, após o humorista alegar que estava em directo para uma rádio. A conversa com o polícia acabou por passar em directo na Rádio TerraNova, o órgão de comunicação social, sedeado em Ílhavo e no qual Salvador Martinha estava a ser entrevistado. "Ai, fui apanhado pela polícia".
Foi desta forma que o comediante interrompeu a conversa que estava a ter, via telemóvel, com a locutora do programa "Manhãs Novas", da Rádio TerraNova. "Ó senhor polícia, estou numa entrevista para a rádio, juro, em voz alta. Perdoe-me. Olhe, está em directo", ouviu-se Salvador dizer, de imediato. "Ainda pensei que o senhor estivesse a falar em alta voz, mas assim...pode parar um bocadinho, faz a entrevista e depois arranca", retaliou o agente da PSP, dando a entender que o humorista estava a cometer uma infracção. Salvador justificou-se, alegando que tinha que seguir viagem, rapidamente, porque ia para um programa, e o agente reconheceu-o, de imediato, como sendo da rádio RFM.
"Perdoe-me. Pode ser? Muito obrigado. Estes polícias, que não vou revelar o nome, foram muito simpáticos. Acabei de me safar de uma multa. Vou dizer que a PSP é fixe", disse Salvador Martinha, ao voltar à conversa com a locutora. No fim do diálogo ouviu-se, ainda, o polícia dizer "vá lá", desejando ao comediante "bom trabalho". A entrevista radiofónica continuou, a alheia ao incidente.
Sinceramente acho que este policia até se portou de uma maneira correcta. Só coloco a seguinte questão: se em vez de ser alguém conhecido, fosse um cidadão normal a ligar para casa para saber como estaria o seu filho, será que o comportamento do agente em causa ou de outro seria o mesmo? Não tenho o dom da adivinhação, mas tenho muitas dúvidas em relação a isso.