Torrada, pouco torrada
Olá.
Que por aí esteja tudo bem. Agora que está aí a hora de almoço estou a ver o que será a comidinha e tenho que escolher bem porque hoje ouvi um artigo que me deixou com um nó na garganta. E digo isto porque sou apreciador de pão bem tostadinho, mas o que ouvi foi que uma torrada demasiado tostada pode ser tão tóxica como um carro. Ou seja, vou ter que comprar um carro eléctrico!!
Mas falando mais a sério, o deixar queimar demasiado a sua torradinha pode ser bastante perigoso e não falamos apenas do risco de incendiar a cozinha logo pela manhã enquanto se vai fazer o xixizinho.
Quem diria que fazer o pequeno-almoço poderia ser perigoso? Estás a ver maria, o porquê de eu querer distância da cozinha está aqui neste artigo. Deixar queimar demasiado a torradita pode ser bastante perigoso. Na verdade, o alarme que vai ouvir tocar quando deixa queimar o pequeno-almoço não é o de incêndio, mas sim o nosso corpo a pedir socorro.
Um novo estudo da universidade do Texas, em Austin (e não é a antiga fabricante da MINI) chegou à conclusão de que uma torrada queimada é bem mais tóxica para o organismo do que estar numa rua movimentada, em plena hora de ponta. Ou seja, ou come pão branco ou faz como os japoneses e anda de máscara se bem que para comer não dê grande jeito!!
Quando se faz uma torrada, os elementos de aquecimento vão começar a aquecer a sujidade escondida que está no fundo da torradeira, que inclui vários óleos. A juntar a isso, o pão em si que já foi ao forno e há a emissão de uma série de químicos, entre os quais está o etanol, um subproduto do trigo.
Se pequenos pedaços do pão tocarem a parte do aquecimento pode haver fumo, causado pelas migalhas no fundo da torradeira. Isso vai causar muitas partículas, o que pode levar a uma poluição do ar considerada bastante prejudicial à saúde.
Ou seja, a forma mais segura de comer a sua torrada é não a deixar torrar demasiado de maneira que fique clarinha.
Quando o pão é torrado e fica com um tom dourado ou castanho claro contém cerca de 300 a 400 microgramas de partículas finas por metro cúbico. Por sua vez, pão demasiado queimado tem, aproximadamente, dez vezes mais essa quantidade, entre os 3000 e os 4000 microgramas por metro cúbico.
Ou seja, por este andar daqui a nada não existe ninguém saudável. Se é claro faz mal. Se é tostado mal faz. Um dia destes, toda a gente tem que fazer o presidente do sindicato democrático dos enfermeiros e fazer greve de fome. Mas se for como ele, depressa volta à torradinha.