Transportes no Porto
Boas.
Ontem ao sair de casa de manhã deparei-me com um trânsito tramado, de tarde estava igual e à noite para não destoar muito estava mau, muito mau!! Eu não tenho a certeza mas acho que ao chegar à Estrada da Circunvalação vi um caracol a ultrapassar o meu carro. Eu sei que não é nada fácil resolver este problema, mas a nova medida que aí vem é capaz de atenuar a situação. E falo mais concretamente sobre o novo tarifário dos transportes públicos.
Daquilo que até agora li (e falo no meu caso) se morar em Matosinhos e trabalhar no Porto o passe ficará em cerca de 30 euros. E isto é nos Transportes que tenham o Andante e a partir do dia 1 de Abril. Já o passe de 40 euros, permitirá percorrer todos os 17 municípios da Área Metropolitana do Porto.
Área Metropolitana aprovou entrada em vigor, a 1 de Abril, do chamado passe único. Não há passe-família e a gratuitidade para os sub-12 só começa a partir de Setembro.
Ao contrário do que se falou, não existirá, para já, o designado passe família - que limitaria a 80 euros, no máximo, o custo de um agregado com dois adultos e dependentes de várias idades.
Eu sinceramente não sei se irei usufruir deste passe, porque se é verdade que o preço é bem convidativo, por outro lado o número de autocarros que existem às horas mais tranquilas (por exemplo, quando se sai à uma da manhã) é quase um «convite» para não deixar o meu bolinhas, já que demorar duas horas em vez de vinte minutos não é grande peça. Agora para quem tiver um horário, digamos que normal acho que sinceramente uma alternativa até porque muitas vezes para além do custo e do desgaste da viatura, muitas vezes ainda se tem que somar o custo por vezes obsceno do estacionamento.