Uma moda que devia pegar
Olá.
Embora não seja um desportista (muito longe disso), agora a actividade física é daquelas coisas que por muito pouco que faça, está no meu dia-a-dia e ao ver as páginas de desporto vi um artigo muito curioso. O mesmo falava de uma meia-maratona que tem lugar no país de Gales.
Os organizadores da prova que ocorre em Conwy, implementaram medidas drásticas para reduzir ao máximo os resíduos causados pela prova. Os corredores que participaram nesta prova que ocorreu há uma semana e que atirassem garrafas para o chão ou poluíssem as ruas de qualquer outra forma, seriam automaticamente desqualificados.
Todo o tipo de lixo que os participantes produzissem durante a prova teria obrigatoriamente de ser deixado nas mesas destinadas às paragens para hidratação ou entregue a um dos supervisores da meia-maratona.
Não se sabe se algum dos três mil participantes foi desqualificado como consequência desta regra.
Por todo o mundo, as organizações deste tipo de eventos procuram diminuir a pegada ecológica. Uma das ideias para reduzir as garrafas de água de plástico utilizadas pelos atletas passa pela distribuição de pequenas bolsas comestíveis com água, alternativa que já foi adoptada pela maratona londrina deste ano. E sabendo que nisto os mais novos são mais «chatos», está na hora dos adultos tomarem uma atitude.