Vamos lá a fazer uma dieta
Olá.
Venho aqui alertar as pessoas para que tenham muito cuidado com essas exageradas e mentirosas que são as balanças. Elas são capazes de nos dizer que estamos gordos. Anda uma pessoa a gastar dinheiro num aparelho que nos pese quando ele nos informa que aquela francesinha deliciosa nos custou mais 500 gramas. Por isso se está a pensar em gastar dinheiro nisto, não o faça, mas se mesmo assim quiser ser martirizado ao menos tape com fita-cola preta o local que diz os quilos.
Mas se o emagrecer não é fácil, já que exige uma ultrapassagem de obstáculos que nos aparecem, mais complicado é o não tornar a engordar e se esse é o seu caso parabéns desde já, mas agora fundamental é manter a boa forma.
E para alcançar isso deixo aqui alguns conselhos para que consiga manter esse rumo.
-Coma fibras. É vital, porque fornecem poucas calorias, saciam, favorecem o trânsito intestinal e reduzem a absorção de açúcares e gorduras.
-Prefira laticínios magros. Mas isso não quer dizer que em vez de comer um iogurte «normal», opte por dois dos magros! Se não o mal não é do rabo, mas das calças.
-Cozinhe ao vapor ou no forno, chapa ou micro-ondas. Evite os fritos. Mentia se dissesse que não são saborosos, mas de vez em quando tudo bem, mas sempre é que não ajudam nada.
-Reduza o consumo de carne e enchidos. Prefira peixe e aves. Para além do número de vezes, é importante diminuir a quantidade. A sua saúde agradece. Hoje e no futuro!
-Utilize o mínimo possível de gordura nos guisados e nas sopas. São pratos que nos fazem bem, mas se levarem temperos e gorduras em excesso fazem-nos mal.
-Evite comer muito à noite. Aposte mais no pequeno-almoço e menos no jantar. Esta máxima tem toda a lógica. À noite, o metabolismo torna-se mais lento e queimam-se menos calorias. E estando numa altura de frio e chuva, o passeio nocturno geralmente é da cozinha ao sofá ou à cama.
-Acompanhe as refeições com molhos pouco calóricos. Em vez dos industriais, pode usar iogurte magro, vinagre ou mostarda, por exemplo. A maionese ou o ketchup tem mais calorias que muitos doces e as pessoas nem se apercebem disso.
-Beba água. Entre 1,5l e 2l é fundamental. Se estiver a chover muito, aproveite e ponha a boca fora da janela.
-Não coma sistematicamente bolos ao pequeno-almoço e ao lanche. Substitua-os por tostas integrais ou bolachas tipo Maria, normais ou torradas. As de água e sal, arroz tufado ou milho também são uma opção, mais saudável, a considerar. Mas opte pelas mais saudáveis. Porque se comer uma bolacha de arroz tufado com cobertura de chocolate lá se vai o saudável.
- Não salte refeições. O próprio processo da digestão pode queimar até 120 calorias. Faça sempre as cinco refeições recomendadas e nelas mastigue devagar. Saboreia melhor os alimentos e verá que come menos.
-Não se proíba de comer um determinado alimento ou produto. Se o fizer, irá desejá-lo mais ainda. Comer uma francesinha de vez em quando não lhe faz mal. Faz mal, é se o de vez em quando for todas as semanas.
-Durma um número de horas suficiente. Quando não o faz o seu organismo produz menos tiroxina, uma hormona produzida pela glândula tiroide que tem a função de estimular o metabolismo basal das células. A sua produção insuficiente promove o aumento do catabolismo [degradação] de hidratos de carbono e lípidos, aumentando consequentemente o apetite. Então os meus hidratos de carbono estão muito degradados porque anda com um sono que um dia destes tenho que andar com palitos nos olhos!
-Recorde-se sempre daquilo que já conseguiu e da luta difícil que foi perder peso. Compare o seu peso, a sua silhueta e a sua condição física antes de começar a emagrecer e como está agora. Isso fará com que sinta orgulho em si próprio. Não se esqueça que pode emagrecer por muitas razões, mas a primeira razão temos que ser nós.
-Se falhar algum dia não desanime. Ocorrerá de vez em quando. Esqueça o deslize e siga com os seus novos hábitos no dia seguinte. Mas tem que ser sempre sincero consigo próprio. O mudar o seu estilo de vida tem que ter o apoio da pessoa mais importante. Você!
-Defina pequenas metas. Cumprindo o seu grande objetivo, procure motivações específicas. Pode ser tonificar uma parte do corpo. Existem muitas vertentes, mas não queira que as coisas apareçam do dia para a noite como por magia. Pode emagrecer 5 kg numa semana, mas o que adiante isso se engordar esse peso passado um mês. Tem que mudar a sua vida e os seus comportamentos em permanência, não adianta cortar as coisas temporariamente.
- Se falhar algum dia não desanime. Ocorrerá de vez em quando. Esqueça o deslize e siga com os seus novos hábitos no dia seguinte. Deslizes acontecem. E se por acaso tiver um prego no prato pago mas não quiser entrar em loucuras, contacte-me que de vez em quando gosto de fazer umas coisas chonés!